Live Action: nova entrevista com o diretor do filme dos Cavaleiros do Zodíaco + atenção aos spoilers!

📅quarta-feira, 05 de abril de 2023, as 09h21min

fonte: eiga.com
Doação
Você que é fã do nosso site, ajude-nos a continuar trazendo cada vez mais conteúdos novos. CLIQUE AQUI e faça a sua doação!
Escutar a notícia
TTS (Text to Speech): agora fãs com algum tipo de deficiência poderão acompanhar as notícias dos Cavaleiros do Zodíaco de uma forma mais acessível. Basta clicar no botão "play" para escutar! Aos poucos iremos aprimorando a pronúncia de alguns termos, padronizando com o que é utilizado no Brasil.

O site Eiga.com publicou recentemente uma entrevista com o diretor Tomek Bagginski, do filme Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya: O Começo. Ele contou detalhes importantes sobre a criação do longa, principalmente no que diz respeito ao designer das armaduras e a participação do Mestre Masami Kurumada. Apesar de possuir alguns spoilers, trata-se de uma entrevista importante que todos os fãs devem ler antes de assistir o filme.

Saint Seiya no mundo

O mangá original já vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo (dados de fevereiro de 2022). O anime é transmitido em 80 países ao redor do mundo e sua popularidade na Europa (França, Itália, Espanha) e América Central e do Sul (Brasil, Argentina, México, Chile, Peru) é particularmente empolgante.

O mangá original terminou sua serialização em 1990, mas, desde então, novas animações, filmes e diversos produtos foram produzidos, e continua a criar fãs no exterior. Em Hollywood, o diretor Louis Leterrier de "Velozes e Furiosos" é famoso como fã. Seu Fúria de Titãs de 2010 (estrelado por Sam Worthington, Liam Neeson etc) é mais conhecido por sua extensa homenagem a Saint Seiya.

Introdução:

Filme foi dirigido por Tomek Bagginski. Ele é um gênio aclamado internacionalmente pelo drama da Netflix "The Witcher", que produziu e dirigiu, e foi indicado ao 75º Oscar pelo curta de animação "Katedra (título original)" (2002).

Tomek falou sobre importantes temas de interesse dos fãs, como seu amor por "Saint Seiya", compreensão e visão sobre o trabalho, o motivo do design das armaduras e pedidos do autor original, Masami Kurumada.

Pergunta 1: Obrigado pelo seu tempo hoje. Qual sua impressão sobre o "Saint Seiya" original?

Muito obrigado. Acabei de terminar o filme, então estou realmente ansioso para falar sobre meu amor pelo trabalho original e a paixão que tenho pelo trabalho.

O que eu pessoalmente sinto que é único no trabalho original é a mistura de ação chamativa e representações espirituais da psicologia. Achei bem interessante, com um nível que raramente se vê nos quadrinhos estrangeiros.

Além disso, eu senti fortemente que era algo muito único, com personagens que se sacrificam e seguem em frente por seus amigos e pelo que eles acreditam. O auto-sacrifício é um tema importante, especialmente em nossos tempos. E todos os personagens incorporam a mensagem de que mesmo que você perca a batalha, você ainda pode conquistar os corações de seus oponentes. Embora a obra original tenha sido escrita há mais de 35 anos, senti fortemente que é necessário recontar os temas de auto-sacrifício e redenção que estão na raiz de "Saint Seiya", justamente por causa da era atual.

Pergunta 2: Qual o seu personagem favorito?

Eu sou um capricorniano, então acho que deveria dizer Shura de Capricórnio, mas a pessoa com quem me sinto mais conectado é na verdade Seiya. Seiya tem um espírito rebelde e nunca desiste. Na verdade, é exatamente o que se exige de um diretor de cinema como profissão. Há muitas coisas que não devem ser cedidas ou abdicadas, como filmar no local e negociar os custos de produção. A esse respeito, assistir Seiya me dá coragem.

Pergunta 3: Entendo, então não é exagero dizer que diretores de cinema de todo o mundo deveriam ler "Saint Seiya"?

Sim. Ah, mais uma coisa, de um ângulo diferente, deixe-me falar sobre Tokumaru Tatsumi (mordomo e guarda-costas da Saori). No filme, ele aparece como um personagem chamado My Rock (no Brasil será mantido o nome Tatsumi). Quando comecei este projeto, nenhum dos funcionários gostavam de Tatsumi. Sendo assim, resolvi encarar o desafio de fazer pessoas do mundo todo se apaixonarem por esse personagem. Acho que foi bom para mim e recebi reações positivas dos fãs, então ele é um personagem confiante.

Pergunta 4: Quais são as medidas tomadas para atender às expectativas dos fãs da obra original e para satisfazer o público que não conhece a obra original?

Eu queria oferecer ao público este trabalho o mais fiel possível ao mangá original. No entanto, ao torná-lo um filme, é necessário que as pessoas que não conhecem "Saint Seiya" o vejam. Quando pensei sobre isso dessa forma, o gargalo era que havia tantos elementos que precisavam ser explicados. Por exemplo, os conceitos de comos e cavaleiros, relações humanas, o que cada pessoa deseja etc, seriam extremamente volumosos se explicados com cuidado.

Então, desta vez, decidi focar na história de Seiya e Saori, mantendo o mangá original em mente (para tornar a história atraente para a duração do filme). Evitando spoilers, se há uma grande mudança, é que a personalidade de Saori foi intencionalmente "fortalecida".

Especialmente na cultura ocidental moderna e na América, se você a desenhar como "uma heroína que só pode ser ajudada", pode dar uma sensação de incongruência. O maior desafio foi descobrir quanto do personagem de Saori poderia ser desenvolvido naturalmente e se encaixar na história original, mantendo os elementos do original.

No entanto, depois de assistir a este filme, acho que os fãs entenderão como isso levará naturalmente à "história do mangá original".

Pergunta 4: A música tema do anime "Pegasus Fantasy" está presente no filme?

Desde o início eu queria usar "Pegasus Fantasy" em algum lugar deste trabalho. Isso porque é uma peça musical indispensável para "Saint Seiya". Juntamente com o compositor Yorihiro Ike (que compôs a música para o longa), acho que encontramos o caminho certo e o lugar certo para honrar o legado deste anime.

Pergunta 5: Gostaria de fazer mais uma pergunta sobre as mudanças da obra original. Acho que foi um desafio importante fazer com que o visual do trabalho original pareça natural sem parecer deslocado. Em especial, a armadura de Seiya, por que o desenho, a cor e o material são diferentes dos do mangá e do anime? Sinto que a intenção decisiva da equipe de produção se esconde nesta mudança.

As armaduras foram o processo que levou mais tempo para ser concluído. No começo, fizemos vários desenhos, também tinhamos designs que lembravam o mangá e o anime originais. Além disso, tivemos muitas propostas de designers conhecidos de Hollywood em particular. No entanto, quando mostrei tais propostas de desing ao Mestre Masami Kurumada (autor da obra) nos estágios iniciais do projeto, ele disse: "Não era para ser assim, né?" insinuando que recriar o original não era o mais importante.

O mestre Kurumada disse: "Quando desenhei as armaduras pela primeira vez, eu as estava fazendo com base nas antigas armadura gregas", eu fiquei surpreso com esse feedback.

Imediatamente, joguei fora todos os designs que tínhamos até então e recrutei a ajuda de ferreiros que realmente fazem armaduras Gregas e Medievais Europeias. Fomos atrás de criar através do processo de fabricação de armaduras reais. O que enfatizei foi: "O que aconteceria se realmente existisse Armaduras Sagradas de Atena que existem desde as eras mitológicas?" Claro que estou ciente da importância de recriar o design original, mas com as palavras do Mestre, tentei criar um design de Armadura Sagrado muito realista, incorporando elementos do original."

"Se a Armadura Sagrada realmente existe no mundo real", estou confiante em dizer que certamente se parecerá com isso. Depois de passar por um processo de planejamento tão longo, coloquei meu coração nisso. Uma coisa que eu queria evitar era fazer todas as armaduras em Computação Gráfica (CG). Isso porque senti que se as Armaduras fossem feitas em CG, não seria mais "Cavaleiros do Zodíaco". Em particular, a versão anime das Armaduras tem designs únicos com muitas partes pontiagudas. Se tivéssemos incorporado isso, o movimento dos atores seria limitado e inconfortável, e eles não conseguiriam performar, não sendo possível reproduzi-lo sem Computação Gráfica.

Outra coisa importante é que não quis usar armaduras "tradicionais" como já vimos em outros filmes antes. Assim como o Seiya original, esta obra tem estilo e visão de mundo únicos. Tentei herdar a essência de Seiya.

Por vários motivos, tenho plena consciência de que os fãs vão criticar as armaduras deste projeto e, de fato, tais vozes foram levantadas dentro da equipe. Houve debates de que as cores e materiais são diferentes do mangá e anime. No entanto, se você prestar atenção aos detalhes, verá que redesenhamos fielmente os formatos e elementos do design do anime especificamente para esta versão live-action.

Pergunta 6: Ouvindo as palavras do mestre Masami Kurumada e a atitude da equipe de produção, entendi que este trabalho visa reproduzir o trabalho original, ao mesmo tempo em que cria um "mundo realista, história e trabalho em si". Por favor, conte-nos como você interagiu com o mestre Masami Kurumada neste trabalho, e o que o impressionou durante a comunicação?

O que mais me impressionou foi quando eu estava desenhando a primeira armadura. No início, buscávamos a "perfeição" e a "forma completa", mas, por meio da equipe do Sr. Kurumada, ele disse: "Não precisa ser assim".

As armadura mudam conforme Seiya e os outros crescem, e são moldadas pela influência do cosmo. Mesmo no original, o estágio inicial era muito simples, como o peitoral.

A resposta estava claramente na minha frente, então me perguntei por que não a havia notado. Naquela época, percebi que isso é um "Saint Seiya", que deveria ser uma "obra que conecta o coração" ao invés de uma obra que parece boa. Portanto, a história incorpora fortemente o crescimento tanto do personagem quanto da Armadura.

O que eu gosto em "Saint Seiya" é o tema de que se você não vencer com sua "mente" ao invés do poder, você não será capaz de obter a armadura ou a vitória. E a verdadeira batalha é consigo mesmo. Posso expressar isso na história e sinto uma ótima resposta.

O diretor Tomek Baginski tem um profundo conhecimento e visão sobre o mangá e o anime original e, depois de prestar grande respeito, ele nos disse que buscou a naturalidade e a qualidade de um filme de ação ao vivo. Ele pede para todos os fãs assistirem o filme com próprios olhos nos cinemas e tirarem suas próprias conclusões.

📷
Total: 15 imagens
📷

Estatísticas de Acesso

Total de Acessos na Notícia:

Quem além de você está acessando esta notícia agora?

Fã-Clube: Anônimo: App:

Comentários dos Fãs


o que foi publicado no dia 05 de abril dos anos anteriores?