Assessoria para os Licenciados: entenda como é feita

📅quinta-feira, 11 de novembro de 2004, as 13h31min
Doação
Você que é fã do nosso site, ajude-nos a continuar trazendo cada vez mais conteúdos novos. CLIQUE AQUI e faça a sua doação!
Escutar a notícia
TTS (Text to Speech): agora fãs com algum tipo de deficiência poderão acompanhar as notícias dos Cavaleiros do Zodíaco de uma forma mais acessível. Basta clicar no botão "play" para escutar! Aos poucos iremos aprimorando a pronúncia de alguns termos, padronizando com o que é utilizado no Brasil.

Resolvemos publicar esta matéria para explicar todo o funcionamento e a importância do processo de assessoria que a equipe CavZodiaco.com.br realiza junto as empresas licenciadas (aquelas que lançam produtos oficiais dos Cavaleiros). Temos recebido muitos e-mails com dúvidas, elogios e até críticas construtivos e achamos bastante interessente falar um pouco sobre o assunto.

Objetivos de uma assessoria para as empresas

O principal objetivo de estar ajudando as empresas é ter uma fidelização maior e uma padronização dos produtos junto ao contexto da série. A idéia é que os produtos ganhem qualidade ao seguirem padrões de nomes dos personagens, golpes, locais, textos, imagens, etc. Atualmente a equipe CavZodiaco.com.br tem assessorado várias empresas na confecção dos produtos, podendo destacar: Long Jump (bonecos), PlayArte (DVDs e VHS), Conrad Editora (Enciclopédia, Mangás e outras publicações), Riclan (Chicles) e outras que ainda estão em processo de negociação.

Qual o tipo de participação exata da equipe CavZodiaco.com.br na confecção dos produtos?

Talvez essa é a pergunta mais importante e a que gera mais dúvidas entre os fãs. A equipe cavZodiaco.com.br apenas trabalha na revisão de nomes de personagens, golpes, locais, adaptação de textos em geral, dicas para melhoria dos produtos, dicas para implementações e verificação da correta utilização de imagens. Com relação ao desenvolvimento do produto em si, design (estética), funcionamento e conteúdo são de responsabilidade da empresa que está produzindo. Nós não elaboramos as embalagens dos produtos, não fazemos a autoria dos DVDs e nem diagramamos os mangás, enciclopédia, etc. É importante citar pois temos recebido muitas dúvidas com relação a este assunto.

Responsabilidades no processo de assessoria

A equipe CavZodiaco.com.br possui muitas responsabilidades quando presta assessoria para uma empresa, afinal o produto será visto e analisado por milhares de fãs de todo o Brasil. Infelizmente, a série Os Cavaleiros do Zodíaco já possui muitos erros naturais. Existe muita confusão com relação a traduções, fontes mitológicas, etc. O que existe na verdade são muitas informações e versões diferentes, o que acaba confundindo os fãs. Talvez um fato que atrapalhe muito é que quando CDZ foi exibido pela primeira vez no Brasil, na década de 90, muitass traduções foram feitas de forma errada e esses erros acabam sendo intocáveis pois os fãs se identificam muito. Por exemplo: o golpe Dragão Nascente não existe mas muitos fãs acham que foi um erro da nova dublagem tirar este golpe. Em alguns casos são mantidos como por exemplo: Me de a sua força, Pégaso. Esta frase faz referência ao golpe Meteoro de Pégaso. Está na "boca" dos fãs já e não teria como tirar esta frase do desenho.

A equipe CavZodiaco.com.br tem trabalhado em cima justamente disso, ou seja, tentar seguir o padrão utilizado na nova dublagem (vale a pena lembrar que todo o processo de adaptação para a redublagem foi realizada de forma muito competente pelo Marcelo Del Greco). É claro que muitas vezes os fãs podem achar pequenos errinhos ou não concordarem com algumas correções ou termos utilizados mas isso é uma coisa normal. Existem fãs que não aceitam mudanças e não se adaptam a elas.

"Por que os produtos não são iguais aos produtos japoneses? As vezes tenho impressão que está faltando algo!"

Esta pergunta é muito comum também. O que os fãs tem que entender é que muitas vezes o material que é enviado do Japão para o Brasil é limitado. Isto aconteceu nos DVDs. Infelizmente não chegou ao Brasil todo o conteúdo que gostaríamos (títulos originais, previews dos episódios, etc). As empresas licenciadas só tem autorização de trabalhar com o material enviado pela Toei Animation e em todos os casos eles são reduzidos. Outro exemplo são as imagens utilizadas nos produtos. Alguns fãs tem perguntado porque as imagens são sempre as mesmas e a resposta é bem simples também: só estão vindo essas imagens. Por outro lado existe um fator interessante e positivo ao mesmo tempo: estão sendo lançados muitos produtos e talvez por isso os fãs tem notado mais as mesmas imagens. Se estivessem lançando poucos produtos, talvez ninguém perceberia este detalhe.

Porém o fã pergunta: então porque não solicitam mais material e mais imagens? Em todas as empresas que prestamos assessoria nós procuramos fazer esta indicação. As solicitações são feitas para a Toei Animation porém muitas vezes são recusadas e em outras demoram mais de 3 meses para retornar uma resposta, o que torna inviável. Quando retornam positivo é necessário fazer uma alteração no contrato, o que demora mais alguns meses. Com isso não existe a possibilidade de utilização em um primeiro momento.

Para finalizar, iremos citar o grau de participação que a equipe CavZodiaco.com.br teve e está tendo nos produtos que estão em evidência:

Chicles (Riclan): correção de textos e escolha das imagens a serem utilizadas nas figurinhas. Não trabalhamos na confecção das embalagens.

Mangás (Conrad Editora): revisão/correção/adaptação dos textos. Não trabalhamos na diagramação e nem na escolha das capas e as mesmas não podem ser alteradas.

Enciclopédia (Conrad Editora): revisão/correção/adaptação dos textos. Não trabalhamos na diagramação e nem na escolha da capa. O que os fãs tem que observar neste produto é que ele não é uma criação brasileira e sim uma versão brasileira de um produto lançado em 1991 no Japão. Outro detalhe é que ele é baseado apenas no mangá e não possui informações do anime (por isso alguns personagens não possuem golpes, etc). Toda inclusão de informações novas que não estão na obra original precisam ser autorizadas pela Toei Animation e ai entra no problema do tempo de resposta, contrato, etc.

Gigantomaquia (Conrad Editora): revisão/correção/adaptação dos textos. Não trabalhamos na diagramação e nem na escolha da capa.

DVDs (PlayArte): revisão/correção/adaptação dos textos. Revisão das imagens (geralmente fazemos esta revisão em todas as empresas para não correr o risco de por exemplo, utilizarem uma imagem do Seiya com a armadura utilizada na saga de Asgard em um produto relacionado a saga do Santuário). Não trabalhamos na produção das capas, layout dos menus e nem na autoria dos DVDs. Revisão as legendas e elas são baseadas e sincronizadas com o aúdio original em japonês. Indicação para correção das trilhas sonoras com problemas.

Bonecos (PlayArte): revisão/correção/adaptação dos textos, nomes dos personagens e manuais. Não trabalhamos na produção das caixas.

Acreditamos que com essa matéria muitas dúvidas tenham sido esclarecidas. A equipe CavZodiaco.com.br tem muito orgulho de estar realizando todo este trabalho junto às empresas e estamos cientes que essa assessoria dá uma qualidade maior ao produto (os fãs mesmo percebem isso pois existem alguns produtos dos Cavaleiros do Zodíaco do mercado que estão sem padrões, erros gritantes, etc). Fazemos tudo com a maior dedicação e carinho, mesmo que muitas vezes não agrade todos os fãs. Continuem mandando seus elogios, dúvidas e críticas pois todas são bem aceitas.

Gostaríamos de parabenizar mais uma vez as empresas Long Jump, Riclan, PlayArte, Conrad Editora por se preocuparem em primeiro lugar com os fãs, destacando-se das outras empresas.

Estatísticas de Acesso

Total de Acessos na Notícia:

Quem além de você está acessando esta notícia agora?

Fã-Clube: Anônimo: App:

Comentários dos Fãs



o que foi publicado no dia 11 de novembro dos anos anteriores?