Entrevistas -> Personalidades do Mundo dos Cavaleiros do Zodíaco-> Rodrigo Rossi

Informações

Introdução

Nesta seção você encontrará entrevistas exclusivas com várias personalidades, sejam elas cantores ou pessoas envolvidas na produção e/ou licenciamento da série.

Clique Aqui para voltar para a tela de seleção das personalidades

Rodrigo Rossi

Rodrigo Rossi

O cantor da música tema de abertura em português, O Reino de Atena, do anime do Lost Canvas, Rodrigo Rossi, topou participar de uma entrevista exclusiva com o site CavZodiaco.com.br. Em uma entrevista super descontráida e bacana, o cantor carioca contou um pouco sobre a sua carreira e como foi escolhido para cantar a música de abertura do Lost Canvas. Confira:

A entrevista foi realizada no dia 23 de dezembro de 2009 (a entrevista foi realizada no começo da carreira do Rodrigo como cantor de músicas de anime, interessante observar a sua evolução de lá para cá, onde ele se tornou referência no assunto, praticamente todas as músicas de animes passam por suas mãos. Ele gravou também as músicas da série Ômega e lidera o projeto Cavaleiros in Concert).

Pergunta 1: Como você iniciou sua carreira como cantor?

R: Muitos e muitos anos atrás uns amigos na escola resolveram ir pra casa de um deles e fazer um barulho (literalmente!). Eu "tocava" guitarra na época. Como não tinha ninguém pra cantar eles colocaram o microfone na minha frente e falaram "se vira ai!!". Acabei curtindo e resolvi começar a estudar. Daí eu estudei, estudei, estudei...e to ai hoje! Ainda estudando!! hehehehe

Pergunta 2: Fale sobre alguns de seus trabalhos como músico.

R: Bom, eu cheguei a gravar uma demo com uma banda antiga chamada Ruthless Cry, gravei os da THORN ("The Final Solution" e "Shell of Hate") e estou finalizando meu primeiro disco solo ("The Taste of Sin"). No mais, gravei uma música pra trilha brasileira de Cavaleiros do Zodíaco, não sei se vocês chegaram a escutar XP! eheheh Agora, pra falar em shows eu precisaria de muito mais espaço e paciência de vocês!

Pergunta 3: Você pode nos contar como se tornou o cantor e responsável pelas músicas de Lost Canvas?

R: Eu andei brincando de traduzir umas músicas com uns amigos, sem compromisso, pura zueira. Os caras me incentivaram a gravar e tentar fazer isso chegar na mão de algumas pessoas. Quem sabe o que poderia acontecer, né? Dai eu escolhi algumas, gravei e comecei a distribuir isso por ai (dubladores, estúdios de dublagem, etc, mas tudo na interna, nada aberto). Calhou que Lost Canvas estava vindo pro Brasil. Eu já não tinha grandes esperanças, mas acabei entranto em contato com o pessoal pra ver em quantas andava a situação das músicas. Depois de um período de silêncio eu voltei a entrar em contato e a resposta era que estavam tentando me encontrar há uma semana e haviam perdido meus contatos! Queriam as músicas e estavam animados. Depois disso fui pagar umas promessas hehehehehe


Presente para os fãs: exclusiva versão Full da música O Reino de Atena:


Pergunta 4: Você chegou a ver algo das músicas antigas de Cavaleiros do Zodíaco na Gota Mágica, Álamo e Dubrasil? O que voce achou?

R: Claro que sim! Eu sou fã de cavaleiros desde moleque, acho que ainda hoje é meu anime favorito! Conheço bem o trabalho do Eduardo Falaschi (já nos conhecemos há alguns anos, tocamos juntos algumas vezes - a última pro aquecimento do show do Iron Maiden, em março passado, aqui no Rio. Sempre que estamos juntos tento aprender o máximo possível com todas as situações que cercam um cara com tantos anos de estrada), Che Leal, Larissa Tassi (que não tem como não conhecer. Acho que foi o primeiro CD que eu comprei, sabia?) e Ricardo Cruz (que eu infelizmente só conheci mesmo esse ano quando eu assisti a Saga de Hades toda. Esperei esse tempo todo porque eu queria ver tudo dublado e acabei descobrindo tão tarde esse cara. Nem quero pensar em quantas oportunidades de assistí-lo ao vivo eu perdi!). Inclusive, uma curiosidade: eu cheguei a gravar a música do capítulo Inferno naquelas demos sem saber que ela tinha uma versão oficial no Brasil, muito menos cantada pelo próprio Ricardo Cruz!!! Estou implorando pro pessoal tirar isso do ar porque eu realmente não quero que as pessoas (ou o próprio Ricardo) entendam isso como desrespeito ao trabalho do cara! Muito pelo contrário!!! Eu fico nessa minha teimosia de assistir ao anime dublado (porque eu sou super fã de dublagem - sério, já ameaçaram me bater enquanto assistiam a filmes dublados comigo), tentando nem ler a respeito por causa dos spoilers, e acabei cometendo essa gafe. Não tive a oportunidade de conhecer o cara, mas se um dia tiver, me retrato com ele pessoalmente. Eu fico muito preocupado em não passar a mensagem errada pra ninguém.

Pergunta 5: Você sente um desenvolvimento nessas músicas de Cavaleiros, afinal os fãs vêm crescendo e a série já tem 15 anos no pais?

R: Sim, desde aquela primeira abertura ("Os Guardiões do Universo") até agora eu acho que o quesito "músicas" evoluiu e muito. Eu acho que a única coisa em que ainda se pode melhorar é o tratamento que se dá a parte músical dos animes. Cavaleiros em especial teve vozes excelentes trabalhando a trilha sonora, mas acho que elas poderiam render ainda mais se tivessem o tratamento adequado pra gravar. Nesse ponto eu tive a SORTE de, além de ser escolhido como responsável por ambas as músicas de Lost Canvas, ter absolutamente todas as minhas sugestões acatadas e conseguir fazer tudo do jeito que eu queria, isso é, levar bastante tempo me dedicando à adaptação das letras, gravar as músicas em um estúdio de produção fonográfica/musical ao invés de um estúdio de dublagem (não que não possa ser feito, mas seria a mesma coisa de dublar um anime num estúdio de produção musical - um estúdio de dublagem é mais apropriado e garante um resultado melhor por diversos motivos) e levar o tempo que precisasse pra finalizar a gravação, sem correria. E, finalmente, contar com a paciência infinita do Sr. Fernando Campos que me produziu durante todo o processo. E ainda me deixaram fazer o que eu sempre quis em relação a músicas de anime: gravar as versões FULL das músicas (e ao contrário do que eu pensava, eu não precisei implorar). Sempre achei um desperdício fazer um minuto e meio de uma música em que apenas se gravar voz, então agora que eu tive a chance de fazer de verdade não ia deixar passar. Me deixaram adaptar as músicas inteiras e eu fiz com um sorrisão no rosto! Sinceramente acho que todas as músicas mereciam uma versão full.

Pergunta 6: Como conheceu a série? Você tem alguma história interessante sobre você junto a ela?

R: Eu tenho a sorte e o orgulho de pertencer ao que chamam de "Geração Manchete"!!! ehehe Se não me falha a memória, eu me lembro de assistir a uma série chamada Winspector na Manchete. Todos os dias, religiosamente. Até que um belo dia, no meu horário sagrado de Winspector, começa um desenho maluco em que um moleque arranca a orelha de um gigante punk na grosseria!!! Não acreditei que não tava passando Winspector. Meia hora depois eu queria uma Armadura de Pégaso, e cavaleiros tinha mudado minha vida, literalmente. Mais de uma década depois isso me rendeu minha maior tatuagem! Fechei o braço com a arte de cavaleiros ehehe

Pergunta 7: Você já conhecia o público de Anime? E especificamente o estilo dos fãs de Cavaleiros do Zodíaco?

R: Eu estou tentando entrar mais em contato com a galera, mas acho que as pessoas se assustam quando eu adiciono no orkut, sigo no twitter, etc. Eu não sei usar nada disso direito (sou semi-analfabeto digital), mas atualmente estou tentando adicionar a galera no orkut, principalmente. E apesar dos sustos, todos foram extremamente receptivos comigo até agora e eu tenho feito bons amigos, conhecido boas bandas!! Só que eu sou meio lerdo pra usar isso tudo, é mais fácil quando me adicionam por lá! hehehe

Pergunta 8: Você já foi em eventos relacionados a anime ou Cavaleiros do Zodíaco?

R: Há uns anos atrás eu cheguei a ir em alguns eventos aqui no Rio, mas não foram muitos (eu gastava uma grana inacreditável nesses eventos, dai comecei a evitar). E eu confesso que nunca usei muito a Internet pra isso até agora. Uma coisa que me deixa chateado é ainda não ter conseguido assistir a nenhum dos cantores japoneses ao vivo. Sempre rolou alguma coisa na data exata que um deles veio pra cá. Estou cogitando a possibilidade de assistir em outra cidade, mas ainda não descobri como me informar sobre as datas direito.

Pergunta 9: Qual seu personagem favorito na série?

R: Como bom aquariano (inclusive "tá na pele"!!) não tem como responder diferente: Hyoga e Camus, indubitávelmente. Eu gosto de outros, claro (e odeio outros também rs), mas esses dois sempre foram meus favoritos. Grande frustração minha é não ter comprado o boneco do Camus quando a Bandai lançou aqui no Brasil. E já devia ter comprado o Cloth Myth também, to dando mole. ehehe

Pergunta 10: Gostaria de deixar um abraço para os Fãs de Cavaleiros do Zodíaco de todo o Brasil?

R: Eu quero é agradecer MUITO a todos vocês, isso sim! Participar de Cavaleiros é um sonho que se realiza pra mim e eu não tenho palavras pra descrever a minha felicidade. Obrigado a todos que me apoiaram e mandaram mensagens, e-mails, etc. Obrigado à equipe, pela oportunidade! Obrigado ao CavZodíaco pelo espaço e me deixarem falar as besteiras que eu quisesse! Obrigado aos "Pedros" e ao Walter que me ajudaram em tudo!!! Obrigado a Mel, por ter gravado o encerramento! Obrigado ao Camus por ter mandado aquele navio pro fundo do mar e acabado com a choradeira do Hyoga! À Família Kido e a todo mundo que bateu no Seiya também! Espero que tudo isso seja só o início! Conto com vocês pra me ajudarem a seguir em frente! Muito obrigado, de coração!

Rodrigo Rossi Rodrigo Rossi
Fotos: CavZodiaco.com.br

voltar para o topo da página

última atualização realizada em: 13/04/2021