Introdução aos CDZ -> Emissoras no Brasil

Informações

Introdução

Conheça como foram as estreias e por quanto tempo duraram as transmissões oficiais dos Cavaleiros do Zodíaco na TV brasileira.

Obs.: várias emissoras locais de algumas cidades brasileiras chegaram a exibir os episódios, porém todas elas de forma ilegal (exibições sem autorização).


Rede Manchete

Rede Manchete

A nostálgica emissora estreou o anime Os Cavaleiros do Zodíaco no dia 1 de Setembro de 1994, de forma tímida, com pouca divulgação. O canal já era famoso entre as crianças da década de 90 por exibir as séries Tokusatsus (Japsion, Changeman etc).

O anime chegou até a emissora através de uma permuta entre a Samtoy e a própria Rede Manchete: a empresa oferecia inicialmente 52 episódios gratuitamente em troca da exibição de três comerciais de TV dos bonecos Action Figures dos Cavaleiros do Zodíaco, até então um anime (desenho japonês) totalmente desconhecido no Brasil. Quem deu aval para o acordo ser assinado foi Eduardo Miranda, reponsável pela Divisão de Cinema da emissora, que acreditou no potencial da série, apesar da violência dos primeiros episódios na qual ele teve acesso na ocasião. Sobre a quantidade de episódios liberados nesta parceria, a questão é emblemática pois ficou marcado entre os fãs as diversas reprises. Em um primeiro momento, por não possuir ainda os episódios restantes, sempre que chegava na Casa de Leão a emissora se via obrigado a iniciar uma reprise.

A primeira reprise aconteceu no dia 14 de Novembro de 1994, com a segunda acontecendo no dia 26 de Janeiro de 1995 e a terceira em 11 de Abril de 1995. Neste meio tempo começaram a exibir os episódios apenas de segunda a quinta (no período da manhã era as 10h30 e no período da tarde era as 18h15), com resumos da semana na sexta (no período da tarde era as 18h). Com o sucesso absoluto do anime, a Rede Manchete acabou adquirindo os 62 episódios restantes. Eles estrearam no dia 1 de Maio de 1995 (inicialmente estava prevista a estreia para 11 de Abril). A Saga de Asgard foi exibida pela primeira vez no dia 6 de Junho de 1995. A emissora foi inteligente e não queimou todos os episódios de uma vez, iniciando uma reprise no dia 27 de Junho de 1995 (parando no episódio do Mime e voltando para a Casa de Leão). Neste meio tempo, no dia 23 de Julho de 1995, a emissora começou exibir episódios aos domingos também (resumos de uma hora as 19h). No dia 28 de Agosto de 1995 finalmente tivemos a estreia dos episódios da Saga de Poseidon. No dia 17 de Outubro de 1995 os fãs assistiam o último episódio produzido em anime até então (foi numa terça-feira, restando uma reprise dos três últimos episódios nos dias seguintes da semana). A partir desta data se iniciaram cerca de 8 a 9 reprises completas, sendo que no dia 12 de Setembro de 1997, uma sexta-feira, a Rede Manchete exibiu um compacto de dois episódios da Saga do Santuário e no final exibiu a palavram FIM. Para não dizer que foi o fim definitivo dos Cavaleiros do Zodíaco na Rede Manchete, no dia 31 de Dezembro de 1997 ela exibiu uma reprise do filme do Abel e no dia 1 de Janeiro de 1998 exibiu a reprise do filme do Lúcifer.

Com relação aos horários, tivemos diversas mudanças entre 1994 e 1997, mas essencialmente os episódios foram exibidos nos horários abaixo:
- Manhã: 10h e 10h30
- Tarde: 18h, 18h15, 18h30 e 19h (aos domingos)


Curiosidade: o final dos comerciais dos bonecos da Bandai sofreu uma pequena alteração no auge do sucesso da série. Por causa da pirataria que estava muito forte no Brasil na ocasião, a Samtoy alterou a fala do garotinho ao final para que ele avisasse os fãs que os únicos bonecos originais eram os da Bandai (esta variação pode ser vista no último pedaço do primeiro vídeo acima).


Cartoon Network

Cartoon Network

Foi o primeiro canal fechado a exibir os episódios dos Cavaleiros do Zodíaco. O lançamento oficial aconteceu nos dias 16 e 17 de Agosto de 2003, durante o evento Cavaleiros Anime Show (CAS) em São Paulo, mas a estreia na TV aconteceu no dia 1 de Setembro de 2003, curiosamente no mesmo dias, mas 9 anos depois da estreia na Rede Manchete. Marcou o início de um novo processo de licenciamento e de uma nova geração de fãs no Brasil.

Os episódios eram exibidos de segunda a sexta, as 18h, no bloco Toonami. O site CavZodiaco.com.br na época promoveu uma campanha para a série ganhar um segunda horário (reprise) no Cartoon Network. A ideia deu certo e no dia 11 de Dezembro de 2003 a emissora começou a fazer a reprise as 0h30. Por um período limitado de tempo os episódios foram exibidos também asos Sábados, as 23h. A Saga de Asgard estreou no dia 29 de Março de 2004 (antes prevista para o dia 14 de Abril). Após isso, uma reprise grande iniciou no dia 4 de Maio de 2004, culminando com a estreia da Saga de Poseidon no dia 20 de Setembro de 2004. No dia 8 de Outubro de 2004 a série saiu do bloco Toonami e passou a ser exibido apenas no horário das 0h30, ficando no ar até o dia 22 de Maio de 2005 (nesta época as exibiçõe se resumiam às madrugadas de Sábado para Domingo, a 1h). A Fase Santuário da Saga de Hades foi exibida a partir do dia 2 de Março de 2007, também no horário das 0h30 (foi a primeira vez que Hades foi exibido na TV brasileira). Neste período a série ganhou uma reprise as 2h30 (episódios da série clássica apenas), mas ficou no ar apenas até o dia 18 de Abril de 2007. As Fases Inferno e Elíseos de Hades foram exibidas também, mas em 2011 e sem muita divulgação.

A série também ganhou todas as vezes que participou da votação do bloco VotaToon e teve episódios sendo exibidos de forma pontual as 15h no Sábado após a divulgação do resultado.


Band

Band

Em Maio de 2004 a Rede Globo tinha tudo certo para relançar a série na TV aberta, porém acabou desistindo de último hora. A Band (Bandeirantes), que já estava de olho, ficou sabendo da desistência da Globo e decidiu investir. O acordo foi fechado em Maio mesmo, durante a feira de licenciamento Expolic / LIS. As primeiras propagandas anunciando os episódios aconteceram no dia 19 de Junho de 2004. A estreia aconteceu no dia 5 de Julho de 2004, as 17h30, com dois episódios de segunda a sexta durante o programa infantil da cantora e apresentadora Kelly Key. A audiência foi excelente na estreia, com picos de 9.2 pontos de audiência e média de 6.4 pontos (medição do Ibope), ficando em terceiro lugar na ocasião. Durante o mês de Julho e Agosto, a série se firmou com médias de 7.4 pontos, ficando sempre em segundo lugar no horário. Apesar de todo esse sucesso inicial, a série era exibida com muitos cortes, principalmente nas cenas mais violentas, por causa de uma determinação do Ministério da Justiça na época. A Band chegou a entrar com recursos, mas todos eles foram indeferidos. Com o tempo, a questão dos cortes foi minando a audiência da emissora.

A partir do dia 7 de Agosto de 2004 a Band adotou uma tática que a Rede Manchete já tinha feito com sucesso no passado: passou a exibir um compacto dos episódios todos os Sábados, as 18h. Entretanto, esta exibição ficou no ar apenas até o dia 23 de Outubro de 2004.

No dia 24 de Agosto de 2004 a emissora exibiu o episódio 73, marcando o término da Saga do Santuário. Uma reprise começou no dia seguinte (25). No dia 14 de Setembro tivemos o início da terceira reprise, mas desta vez com um episódio por dia e em novo horário: 17h45 (logo após o anime Tenchi Muyo). No dia 4 de Outubro de 2004, a emissora iniciou a quarta reprise, desta vez com um segundo horário no período da manhã: 8h30. Apesar de já possuir os episódios das Sagas de Asgard e Poseidon, a emissora preferia manter reprises ainda. No dia 15 de Novembro de 2004 a Kelly Key saiu da Band, por causa da sua gravidez, e curiosamente os episódios começaram a ser exibidos sem cortes na Band. No dia 22 de Novembro de 2004 o horário mudou para as 18h. Uma nova reprise começou no dia 23 de Dezembro de 2014, em meio a informações de que a série poderia sair do ar por um tempo. No dia 21 de Janeiro de 2005 os episódios voltaram a ser exibidos as 17h30. No dia 3 de Março de 2005 a emissora começou a exibir comerciais anunciando a estreia da Saga de Asgard para o dia 28 de Março de 2005, porém com a mudança de horário para as 13h (o horário acabaria se mostrando péssimo para os fãs de fora da cidade de São Paulo, porque algumas retransmissoras da BAND, em algumas cidades do Brasil, costumavam colocar uma programação local neste horário). A estreia de Asgard foi adiada e acabou acontecendo apenas no dia 4 de Abril de 2005, com nova mudança de horário: 12h30 (apenas para São Paulo). Um detalhe curioso é que a emissora exibiu uma abertura Soldier Dream com cenas diferentes da original. Muita gente pensou que tinha sido uma criação da própria Band, mas não foi: a abertura era exclusiva para o mercado brasileiro e tinha sido enviada pela própria Toei Animation. A Saga de Poseidon estreou no dia 10 de Maio de 2005, as 12h45 (apenas para São Paulo). No dia 24 de Maio de 2005 a emissora exibiu cortes absurdos nos episódios finais de Poseidon, juntando os episódios 110 e 111 em um só. Ela fez isso para poder terminar a exibição na sexta-feira seguinte, dia 27 de Maio, dia que marcaria o término das exibições de Cavaleiros do Zodíaco na Band. Entretanto, para surpresa de todos, uma nova reprise da Saga de Asgard começou no dia 30 de Maio. No dia 26 de Junho foi inicado um novo horário aos Domingos: compacto de 1 hora começando as 12h. A tranmissão foi bem inconstante.

No dia 7 de Julho de 2005 iniciou-se uma nova reprise da Saga de Poseidon. No dia 25 de Julho foi iniciada mais uma reprise da Saga de Asgard. Nesta época a série dava média de 1.5 pontos de audiência, com picos de 2 pontos (medição do Ibope). No dia 26 de Setembro de 2005 a série passou a integrar o bloco Band Kids, de segunda a sexta as 13h45 (antes exibido aos Domingos). Neste dia iniciou-se uma nova reprise da Saga do Santuário, mas com uma compilação de 3 episódios por dia, com muitos cortes para encaixar no horário. A transmissão continuou desta vez de forma regular, com muitas novas reprises no horário das 13h30 (apenas para São Paulo), até Junho de 2006, quando a emissora começou a fazer exibições esporádicas aos Sábados, as 17h (desta vez, para todo o Brasil). Em Julho as exibições voltaram a ficar regulares, de segunda a sexta no Band Kids, as 13h30. Em Setembro de 2005 a Band lançou um Quiz interativo, onde os fãs deviam mandar um SMS para um número específico, respondendo perguntas sobre a série. Reprises e mais reprises foram feitas até 2007. No dia 25 de Março de 2007 a exibição dos episódios de Asgard e Poseidon voltaram de forma irregular aos domingos, as 12h30. No dia 3 de Junho de 2007, o Band Kids se fixou novamente aos domingos e Os Cavaleiros do Zodíaco passaram a ficar variando entre as 11h45 e 12h30 (para todo o Brasil). A qualidade da transmissão voltou a ser muito boa, com um episódio por domingo e sem cortes. Como a marca registrada da emissora nestes anos todos que teve a série era a mudança de dia e horário sem qualquer aviso, a Band mudou novamente a exibição, retirando-os dos domingos e passando a exibir os episódios novamente de segunda a sexta, as 13h30 (apenas para São Paulo). Novamente a exibição durou pouco e no final do ano a série saiu do ar quando o contrato terminou.

No dia 29 de Janeiro de 2010 foi anunciado que a emissora teria assinado novo contrato, desta vez incluindo a Saga de Hades. Prevista inicialmente para o dia 10 de Maio de 2010, a reestreia acabou acontecendo apenas no dia 30 de Junho de 2010, com dois episódios por dia as 14h15 (apenas para São Paulo). No dia 8 de Julho de 2010 os episódios passaram a ser exibidos também as 8h20, de segunda a sexta no bloco Band Kids. No dia 17 de Julho os episódios passaram a ser exibidos aos Sábados também, as 13h40 (para todo o Brasil), mas encerrou-se a exibição do período da tarde de segunda a sexta. No dia 31 de Julho de 2010 o período da manhã teve mudança de horário: episódios as 8h. No dia 4 de Agosto, poucos dias depois da mudança, houve uma nova alteração: episódios as 7h30. No dia 25 de Agosto voltou para as 8h. No dia 16 de Setembro de 2010 a emissora começou a exibir a Saga de Asgard. A Saga de Poseidon foi exibida no dia 22 de Outubro de 2010. Neste período finalmente veio a tona uma data de lançamento da Saga de Hades na TV aberta brasileira: 15 de Novembro de 2010. Desta vez não houve mudanças e finalmente a estreia aconteceu nesta data, as 8h. A audiência neste período foi muito boa, com mais de 180 mil televisores ligados na Band durante a exibição dos episódios. A Fase Inferno de Hades estreou no dia 2 de Dezembro de 2010 e a Fase Elíseos de Hades no dia 20 de Dezembro de 2010. No dia 27 De Dezembro de 2010 o último episódio foi exibido, concluindo finalmente a primeira transmissão completa da Saga de Hades na TV brasileira. No dia 28 de Dezembro de 2010 iniciou-se uma nova reprise da Saga do Santuário, que terminou no dia 14 de Janeiro de 2011, dia em que a série saiu do ar de forma temporária na emissora. O retorno aconteceu no dia 13 de Junho de 2011, com uma nova exibição da Saga de Hades, as 8h. Esta exibição ficou no ar até o dia 22 de Julho. Neste período a emissora divulgou que tinha adquirido os episódios do anime Lost Canvas, mas o fato acabou não se comprovando mais para frente.

Em Abril de 2012 cogitou-se um novo retorno na Band, fato que aconteceu realmente em Setembro de 2012, mas em forma de tapa buraco durante o período eleitoral. No Natal de 2012, a Fase Santuário da Saga de Hades voltou a ser reprisada no horário das 13h25 (apenas São Paulo) com dois episódios por dia. Saiu do ar novamente no dia 7 de Janeiro de 2013.

Em Março de 2013, novamente como tapa buraco, os episódios voltaram a ser exibidos as 20h20 para algumas cidades do Brasil apenas. Em 2014, durante algumas madrugadas, alguns episódios foram exibidos como tapa buracos na emissora. Foi o último suspiro da série antes do contrato terminar no final de 2015.


Rede 21

Rede 21

Canal do grupo Band, que cobria várias praças além de São Paulo, começou a exibir os episódios no dia 22 de Agosto de 2005, de segunda a sábado as 18h30. No dia 3 de Outubro de 2005 houve uma mudança de horário: os episódios passaram a ser exibidos as 19h30. No dia 1 de Janeiro de 2006 a emissora começou a fazer transmissões esporádicas aos Domingos. No dia 19 de Janeiro de 2006 iniciou mais uma reprise, mantendo o padrão de horário as 19h30. No dia 2 de Maio de 2006 o horário mudou para 19h. No dia 5 de Junho de 2006 a emissora foi extinta e passou a se chamar PlayTV, após uma parceria com a Gamecorp. A série Os Cavaleiros do Zodíaco acabou migrando para a nova emissora.


PlayTV

PlayTV

A exibição dos episódios começou no mesmo dia que a Rede 21 deixou de existir, ou seja, no dia 5 de Junho de 2006. A nova emissora manteve o padrão de horário, com os episódios sendo exibidos de segunda a sexta as 19h. Em Fevereiro de 2007 iniciou uma reprise completa dos 114 episódios. No dia 6 de Junho de 2007 iniciou mais uma reprise completa. No dia 10 de Setembro de 2007 ela iniciou uma reprise das Sagas de Asgard e Poseidon, já que o contrato da Saga do Santuário tinha terminado. Nesta ocasião a exibição passou a ser de segunda a sábado, as 19h. No final de 2007 e começo de 2008 a PlayTV iniciou a décima reprise seguida das Sagas de Asgard e Poseidon. A transmissão se encerrou no dia 29 de Fevereiro de 2008. Foram quase 3 anos no ar.


Rede Brasil

Rede Brasil

A emissora começou a exibir em Abril de 2013 os episódios dos Cavaleiros do Zodíaco. Entretanto tratava-se de uma transmissão não autorizada. No dia 29 de Setembro de 2016, em comemoração aos 30 anos do anime no Japão, a Rede Brasil fechou uma parceria com a Toei Animation e passou a exibir, de forma oficial e legalizada, os 114 episódios da série clássica.

A estreia aconteceu no dia 31 de Outubro de 2016, as 20h, com episódios de segunda a sexta-feira, em um bloco dedicado aos animes da Toei Animation (um episódio por dia). Antes da estreia foi exibida uma mensagem do Masayuki Endo, presidente da Toei Animation.


No dia 6 de Fevereiro de 2017 a emissora resolveu realizar a primeira reprise, embora só tenha exibido até então os primeiros 70 episódios da Fase Santuário. Já no dia 1 de Maio de 2017, a emissora disponibilizou um segundo horário, passando a exibir os episódios no período da manhã também, as 10h (reprise do episódio exibido no dia anterior as 20h). A partir do dia 12 de Junho de 2017 o horário da reprise mudou para as 8h.

O episódio 71 foi exibido no dia 16 de Maio de 2017. A Saga de Asgard estreou no dia 19 de Maio de 2017. A Saga de Poseidon estreou no dia 26 de Junho de 2017. Após a exibir dos episódios da Saga de Poseidon, a emissora iniciou uma nova reprise da Fase Santuário no dia 17 de Julho de 2017.




voltar para o topo da página

última atualização realizada em: 18/07/2017