Introdução aos CDZ -> Programas e apresentadoras no Brasil

Informações

Introdução

Rede Manchete

1994 a 1997

No Brasil, tudo começou em 1994. A empresa Samtoy propôs uma permuta para a Rede Manchete: a empresa oferecia inicialmente 52 episódios gratuitamente em troca da exibição de três comerciais de TV dos bonecos Action Figures dos Cavaleiros do Zodíaco, até então um anime (desenho japonês) totalmente desconhecido no Brasil. A Manchete aceitou na hora, sem ao menos saber se daria certo ou não, mas porque não tentar? Com isso, os episódios começaram a ser transmitidos no dia 1 de Setembro de 1994, inicialmente apenas de tarde, as 18h30, durante o programa Clube da Criança, mas depois de 4 meses já ganhou dois horários: de manhã, as 10h30, durante o programa Duda Alegria, e de tarde, as 18h15, durante o programa Clube da Criança, com a Pat Beijo. Já no final de 1995 e começo de 1996, a série ganhou programa próprio pela manhã e pela tarde, ambos apresentados pela japonesinha Mytsue. Nesta época era comum os fãs que estudavam de manhã deixar o vídeo-cassete programado para gravar o episódio e poder assistir logo após do almoço, quando voltavam da aula. Além disso, era normal também estes mesmos fãs assistirem o episódio gravado e depois assistirem o mesmo episódio quando passava de tarde, mesmo já tendo-o gravado na fita!

Pat Beijo

Pat Beijo

Pat Beijo, nome artístico da Patrícia Macedo Nogueira de Oliveira Yalcin Kiss, era a apresentadora do programa Clube da Criança, que começou a transmitir os episódios dos Cavaleiros do Zodíaco em 1994. Foi neste programa que tudo começou. Inicialmente os episódios eram transmitidos as 18h30, mas depois do enorme sucesso, começaram a ser transmitidos as 18h15. O início da carreira da apresentadora foi diferenciado. Após ganhar um concurso escolar de beleza, Pat participou de outros concursos. Ganhou 13 títulos e após vencer o Miss Brasil World University 94, aos 16 anos, a bela adolescente começava a dar suas primeiras entrevistas. Em uma destas entrevistas para a Revista Manchete, surgiu a oportunidade de um teste para apresentar o infantil Clube da Criança, exibido pela Rede Manchete e responsável pelo lançamento das apresentadoras Xuxa e Angélica. Aprovada e com um contrato de três anos, Pat Beijo lançou CD, bonecas e fez shows por todo o Brasil. Devido ao grande sucesso que fazia com a criançada, ela foi convidada para ancorar mais um programa em rede nacional, o Raio Laser, porém, com a falência da extinta Rede Manchete, afastou-se da televisão em 1997. Após se casar e ter uma filha, Pat passou a morar na Suiça. Seu site oficial é o www.patriciakiss.com




Duda Little

Duda Little

Duda Litte, nome artístico da Maria Eduarda Esteves e Alves, era a apresentadora do programa matinal Duda Alegria, que começou a transmitir os episódios dos Cavaleiros do Zodíaco de manhã apenas em 1995 (embora o programa dela começou em 1992), após o imenso sucesso das trasmissões no período da tarde. Duda tornou-se repórter mirim do programa Xou da Xuxa, da Rede Globo, e participou de filmes com Os Trapalhões também, para finalmente ganhar um programa próprio em 1992 na Rede Manchete. Ficou na emissora até 1996, ano em que a crise econômica da emissora começou. Pela última pesquisa que fizemos, Duda Little já é formada em jornalismo e trabalha nos bastidores do programa Mais Você, da Rede Globo.


Mytsue

Pat Beijo

Mytsue era a garotinha que apresentava o programa dedicado exclusivamente aos Cavaleiros do Zodíaco no final de 1995 e começo de 1996. Com exibições de segunda a sexta, as 10h30 e as 18h15, a série atingiu os maiores índices de audiência nesta época. Apesar das suas poucas falas e das coreografias manjadas dirigidas por Adenir José (entendíveis já que tratava-se de uma criança), Mytsue foi um marco na história dos Cavaleiros do Zodíaco no Brasil.
Recentemente descobrimos que o seu verdadeiro nome é na verdade Mytsue Ikeda, mora no Rio de Janeiro e não seguiu a carreira artística.



Band

2004 a 2005

No dia 5 de Julho de 2004, a série voltou oficialmente para a TV Aberta brasileira, pela Band (Bandeirantes). No começo a série tinha um programa próprio, sem apresentadora, e era exibido as 17h30. Depois a emissora fez diversas mudanças de horário e estabilizou no horário do almoço, as 13h. Até então a série vinha tendo bons índices de audiência, mas depois a emissora voltou a série para as 17h30 e foi nesta época que a cantora e apresentadora Kelly Key começou a ficar a frente do programa especial dedicado exclusivamente aos Cavaleiros do Zodíaco. Por erros de estratégica da emissora, que desnecessariamente deu um tom muito infantil para a série, Kelly Key não durou muito a frente da série. Ela ficou no ar apenas três meses e se despediu em Novembro de 2004. Depois da saída da cantora, a série passou a integrar o programa Band Kids, até o final do seu contrato em 2007. Ao todo, foram cerca de 7 mudanças de horário, sendo que ia e voltava para o mesmo horário as vezes.

Kelly Key

Kelly Key

Todo mundo já conhecia a cantora Kelly Key (Kelly de Almeida Afonso Freitas) antes dela apresentar Os Cavaleiros do Zodíaco. Como não tinha experiência alguma apresentando programas de TV, Kelly Key não durou mais do que três meses na BAND. A estréia obviamente foi um sucesso, talvez mais pelo sucesso dos Cavaleiros do Zodíaco em si do que da própria apresentadora, porém a BAND teve uma grande parcela de culpa no fracasso dela também, já que realizava diversos cortes nos episódios e definiu uma linha muito infantil para a apresentação do programa, com o quadro "Contando Histórias". Um fato curioso é que a cantora tentou regravar a música Guardiões do Universo, sucesso na década de 90 na voz da Sarah Regina, mas por algum motivo desconhecido não levou adiante o projeto.

Em Agosto de 2004 Kelly Key anunciou que estava gráviada e ficou a frente do programa até o dia 15 de Novembro de 2004, quando se afastou por completo da emissora.


voltar para o topo da página

última atualização realizada em: 21/08/2017