Eventos -> Comic Con Experience -> Edição de 2016

Informações

Clique Aqui para voltar para a tela de seleção dos anos da CCXP

Edição de 2016

Comic Con Experience

No dia 5 de Dezembro de 2016, conteceu o painel oficial da Toei Animation, com o tema "Os Cavaleiros do Zodíaco". O atual presidente da Toei Animation, o sr. Kozo Morishita, veio pessoalmente ao Brasil e nos agraciou com um excelente painel, que inclusive foi moderado pelo site CavZodiaco (representado pelo seu criador, Eduardo Vilarinho). A tradução foi de Arnaldo Oka. Mais de 800 fãs lotaram o Auditório Ultra (e mais uma centena de fãs ficou esperando do lado de fora por uma oportunidade para entrar). Abaixo você confere um vídeo com diversos trechos do painel, bem como um resumo de tudo o que aconteceu:

- O sr. Morishita sempre trabalhou com animes de ação e pelo histórico dele com este tipo de anime ele foi chamado para trabalhar em Saint Seiya.

- A partir do episódio 61 do anime, o sr. Morishita passou a trabalhar como produtor de Saint Seiya e não mais como diretor. Isso aconteceu por influência do Dragon Ball, que estava passando para a Fase Z, com muito mais ação, então resolveram promovê-lo a produtor de Saint Seiya e de Dragon Ball também.

- Sobre o terceiro filme da série, o filme do Abel, o sr. Morishita infelizmente não lembrava do fato do filme ter tido um prazo maluco de 5 meses apenas para produção. Na visão dele, um prazo aceitável é de pelo menos 1 ano. De qualquer forma, ele cita que foi possível graças a equipe poderosa da Toei Animation, que colocava a mão na massa para desenhar bastante na época. Curioso que neste momento ele cita o sr. Shigeyasu Yamauchi, que provavelmente gastaria 5 meses para fazer apenas o storyboard. Aproveitei este momento e perguntei sobre a saída do Yamauchi após o filme Prólogo do Céu. Ele respondeu novamente que o sr. Yamauchi precisa sempre de um cronograma muito grande para fazer um anime, enquanto os fãs queriam uma continuação rápida. O trabalho dele é indiscutível, mas talvez por uma questão de cronograma foi um pouco difícil dele continuar.

- Ainda sobre o Prólogo do Céu, o sr. Morishita acredita que talvez o filme foi lançado de forma precipitada sim. Ele confirmou que era para ter sido uma trilogia e que o primeiro filme acabou ficando diferente do que o Kurumada imaginava a princípio. Quando se trata de Saint Seiya, Kurumada sempre tem em vista um público adolescente e mais jovem, enquanto que o Prólogo do Céu tem um clima mais adulto, ficando mais difícil para as crianças gostarem. Por causa dessa diferença de visão, talvez tenha sido precipitado sim. Insisti se não teríamos mais nada relacionado ao Prólogo do Céu e ele respondeu que não está completamente descartada uma continuação, há toda uma linha de anime que parte pela série de TV e agora então existem todas as possibilidades de histórias paralelas e spin-offs. Sendo assim, ele não descarta uma continuação daquele Prólogo do Céu.

- Perguntei sobre o famigerado episódio piloto da Saga de Hades na década de 90, que teria sido citado por Shingo Araki em um evento na França em 2001. O sr. Morishita respondeu não saber (ou não lembrar) da existência desse episódio piloto (acredita que é um boato). O que ele se lembra é que na verdade Shingo Araki e Tadao Kubota fizeram um projeto piloto dos personagens de Saint Seiya em um anime robótico. Ele ainda falou brincando que se tiverem fãs interessados e a Bandai resolver patrocinar, este projeto iria pra frente nos dias de hoje.

- Sobre o mercado brasileiro, comentei que o Brasil deveria ter uma importância grande dentro dos 90% de audiência do anime Alma de Ouro (Soul of Gold). O sr. Morishita comentou que o fato dos brasileiros gostarem de Saint Seiya já é algo famoso dentro da Toei Animation. A Bandai também vê com bons olhos o mercado brasileiro lançando muitos produtos. Ele citou o exemplo do lançamento do filme "A Lenda do Santuário" onde o Brasil foi o primeiro país cogitado a lançar o filme depois do Japão. Logo que essa info foi para a Internet, o mundo inteiro ficou sabendo, sendo assim o Brasil é muito importante para a Toei Animation.

- Perguntei sobre o streaming, se ele continuará para futuras produções ou se a Toei ainda está aberta a produzir séries de TV e/ou OVAs. Ele respondeu que o formato de streaming simultâneo é bem interessante e o formato de série de TV limita a possibilidade do streaming, mas ele não descarta nada. Citou sobre os três projetos em andamento e agora ficou claro que são: um longa-metragem live action (com atores reais), um streaming (possivelmente um anime) e uma série de TV em Computação Gráfica. A expectativa é que no ano que vem (primeiro trimestre) seja anunciado algo na Internet, agradando os fãs brasileiros. Falei sobre essa notícia ter sido divulgada um dia antes em uma entrevista que o sr. Morishita concedeu ao pessoal do Omelete e como ela repercutiu forte pela Internet. Falei sobre o meu ponto de vista como fã, de como estava feliz de ver Saint Seiya continuando. Ele então citou que o pessoal da Toei Animation está ciente de que os fãs brasileiros querem mais informações, ele chegou a entrar em contato com o pessoal de Tóquio durante o evento para ver se podia liberar mais informações, mas os patrocinadores querem manter tudo em sigilo ainda.

- Como ele não podia falar o que era, perguntei se sendo uma série animada poderíamos ter o retorno da Araki Pro. Ele disse que estão conversando sim com a empresa do falecido Shingo Araki e pode ser que voltem a trabalhar com eles.

- Para fechar a parte de perguntas do painel, perguntei se o Máscara da Morte era o personagem preferido dele, mas ele despistou dizendo que gosta de todos os Cavaleiros de Ouro.

- Ao final, um vídeo de 10 minutos foi exibido para o público brasileiro. Trata-se de um resuminho rápido em HD da Fase Santuário, ao som de Pegasus Fantasy, junto com algumas aberturas refeitas (remake) pela Araki Pro especialmente para as máquinas de Pachinko no Japão. Não era permitido filmar esta exibição. Infelizmente o vídeo não foi exibido de forma completa. A organização do evento teve que parar a exibição por causa de um problema com o próximo painel, que no caso era do quadrinista Frank Miller. O fato deixou os fãs muito chateados, mas falaremos mais sobre isso em breve, pois existe a expectativa que a organização do evento se pronunciei oficialmente sobre o assunto.


Painel oficial da Toei Animation na CCXP 2016



Bate-Papo nos bastidores

Um pouco antes do painel começar, o sr. Morishita nos atendeu e conversou conosco por cerca de uma hora. Eles nos revelou algumas questões a mais em cima do que foi dito no painel depois. Sobre os três projetos, o que estaria mais em evidência no momento seria o filme live-action (com atores reais), mas que a ordem de lançamento será determinada pelo mestre Kurumada. Sobre a série de TV em Computação Gráfica, ele disse que ultimamente a Toei Animation tem lançado primeiramente um filme para depois pensar em uma série de TV (então neste caso, podemos até especular que essa série de TV em Computação Gráfica possa ser decorrente ou ligada ao filme A Lenda do Santuário). Sobre a Araki Pro, as conversas estão em andamento e ele sabe o desejo dos fãs para sempre termos uma qualidade do traço e de animação, ainda mais quando eles receberam a pesquisa que fizemos no final do ano passado e no começo deste ano (sim, deu tudo certo e tudo indica que a pesquisa influenciou positivamente a Toei Animation e o mestre Kurumada). Neste caso, estão buscando patrocinadores para bancar a Araki Pro. Sobre a trilha sonora, ele sabe também do desejo dos fãs pelo retorno de Seiji Yokoyama, mas explicou que ele está em uma fase de carreira um pouco diferente hoje em dia (ele trabalha exclusivamente para a NHK, a rede estatal do Japão). Eles estão cientes também que o sr. Yokoyama gostaria de voltar a trabalhar com Saint Seiya, mas não foi possível contar com ele nos últimos trabalhos. Sobre o futuro anime, possivelmente será um spin-off já que eles vem tendo o aval do Kurumada para trabalhar com isso.


Entrevista para o Omelete

Um dia antes do painel oficial de Cavaleiros do Zodíaco, o sr. Morishita deu uma entrevista para o pessoal do Omelete. Foi neste momento que ele revelou pela primeira vez a questão dos três projetos em andamento: filme live-action, uma nova produção em CG e uma animação baseada em mangá (que pode ser Next Dimension). Ele falou também sobre o começo do anime, com o sucesso do mangá na Shonen Jump e sobre a grande verba que existia para a produção do anime. Comentou sobre a boa relação com o mestre Kurumada, que confiava fielmente no trabalho de Shingo Araki (Character Designer) e Takao Koyama (roteirista). Falou sobre a adaptação do mangá para o anime, principalmente na questão das armaduras, dando um efeito mais interessante, tudo isso com supervisão do Kurumada. Saint Seiya marcou bastante a animação japonesa, principalmente na questão do tratamento da cores. Falou sobre o sucesso de Soul of Gold e que uma animação envolve a junção de equipes criativas, fato que está acontecendo agora: três equipes criativas já estão trabalhando nos novos projetos.


A equipe CavZodiaco também participou de uma entrevista ao vivo para o Omelete. Marcaram presença Eduardo Vilarinho (criador do site) e os colaboradores João Fernando Guimarães e José Carlos Alves.



Estande da Toei Animation

Logo na entrada os fãs encontravam uma estátua em tamanho real do Ikki de Fênix (ela foi produzida no Brasil pelo pessoal do Wyvern Films e contou com a aprovação da Toei Animation diretamente do Japão). Além disso, no estante, os fãs podiam conferir um pouco de todas as séries lançadas no Japão até o momento, bem como diversos de produtos (alguns deles raros). O autógrafo do Masami Kurumada, criador da série, era um dos destaques. No caso dos produtos, a exposição contou com a ajuda do CavZodiaco.

Painéis com entrevistas com Michi Himeno (character designer), Kozo Morishita (antigo produtor e diretor da série clássica) e Nobuo Yamada (cantor) também chamavam a atenção. Confira as fotos e um vídeo ao vivo que fizemos na ocasião!


Estande da Toei Animation



Exposição de bonecos da Bandai

Veja fotos da exposição de bonecos (Cloth Myth, Cloth Myth EX, D.D. Panoramation, Saint Cloth Series e Divine) dos Cavaleiros do Zodíaco que aconteceu no estande da Bandai/Tamashii/PiziiToys:



Exposição das Armaduras em tamanho real

O Brasil foi o terceiro país a ter esta exposição. A primeira aconteceu no Japão, no meio do ano durante o evento Complete Works of Saint Seiya. Depois elas foram vistas no evento Saint Seiya in Docks, em Hong Kong. O grande diferencial da exposição brasileira foi o fato delas terem sido colocadas na ordem correta dos signos e o painel de LED ao fundo, dando um charme especial para a exposição.


Exposição das Armaduras em tamanho real



Editora JBC

Durante o evento, a Editora JBC lançou em primeira mão o primeiro volume do mangá Kanzenban da série clássica, o Artbook do Lost Canvas e o segundo volume do mangá de Saintia Shô:


Cavaleiros in Concert

Durante os quatro dias do evento o pessoal do Cavaleiros in Concert (representados nesta ocasião por Rodrigo Rossi, Ricardo Cruz e Larissa Tassi) fez diversos shows. Abaixo você assiste o vídeo com um dos shows acústicos:


Show acústico


voltar para o topo da página

última atualização realizada em: 19/12/2018