Introdução aos CDZ -> Matérias comemorativas -> 30 anos da estreia do filme da Éris no Japão

Informações

Clique Aqui para voltar para a tela de seleção das matérias comemorativas

Introdução

Pôster oficial japonês

No dia 18 de Julho de 2017, o primeiro filme da série, completou 30 anos da sua estreia no Japão. Foi exatamente no dia 18 de Julho de 1987, durante o Toei Manga Matsuri (um festival da Toei que acontecia de forma períodica no Japão), que os fãs tiveram o primeiro contato com o média-metragem (45 minutos).

O especial foi batizado com o nome de Saint Seiya Gekijouban (adaptado no Brasil inicialmente, na década de 90, para Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya) e depois, em 2004, rebatizado para Saint Seiya: Jashin Eris (adaptado no Brasil, em 2005, para Saint Seiya, o Santo Guerreiro). Detalhe importante: este especial não se encaixa cronologicamente com a série de TV (anime) e nem com o mangá.

Abaixo você confere fotos do panfleto de divulgação e do ingresso do festival onde foi exibido:

(1) capa da panfleto (2) verso do panfleto (3) ingresso do festival

Assista o curto e único trailer oficial em versão remasterizada em HD:


A revista japonesa Weekly Shonen Jump nº 30, lançada em 23 de Junho de 1987, trouxe um anúncio do filme. O destaque fica por conta da confirmação da participação do mestre Masami Kurumada na produção do filme, inclusive com esboços dos Cavaleiros Fantasmas, os inimigos dos Cavaleiros de Bronze no filme:


No dia 11 de Dezembro de 1987, o filme foi lançado em VHS no Japão, fazendo com que finalmente boa parte dos fãs tivessem acesso ao especial pela primeira vez. Já no dia 25 de Novembro de 1991, o filme foi lançado no formato LD (Laser Disc). A versão em DVD foi lançada no dia 6 de Agosto de 2004, em uma box especial juntamente com os outros três filmes clássicos. Alguns anos depois, em uma box comemorativa com todos os filmes da série, ele foi relançado em Blu-Ray (em FullHD), no dia 21 de Novembro de 2011. Uma outra edição em Blu-Ray foi lançada no dia 9 de Maio de 2014, desta vez em edição conjunta com o filme do Durval.


Em Abril de 1995, a editora japonesa Home-Sha, empresa da Shueisha, lançou um film-book com o nome de Jump Anime Comics. O livro tem cerca de 150 páginas e narra, com as principais cenas em quadrinhos, a história do filme.


Outras obras envolvendo a deusa Éris

A deusa Éris foi utilizada em duas outras ocasiões na série:

  • Em 2011, no musical intitulado Super Musical (o espetáculo na verdade foi baseado quase que na totalidade no filme original da Éris).
  • Em 2013, com a publicação do mangá Saintia Shô (até o momento, Éris é a vilã principal do mangá), que inclusive vai ganhar anime em breve.

Lançamento no Brasil

Pôster oficial brasileiro

Antes de ser lançado aqui, provavelmente o primeiro contato que os fãs brasileiros tiveram com o filme foi através de uma matéria publicada na revista Herói nº 21, lançada no começo de 1995, que apresentou os personagens e trouxe um resumo básico de todo o desenrolar do filme.



Propaganda exibida em revistas!

O lançamento, efetivamente falando, aconteceu no dia 19 de Junho de 1995 pela AB Films, com o selo Premier Films para venda direta ao consumidor e FlashStar Home Video para as locadoras, com dublagem da Gota Mágica, diretamente em VHS, e no mesmo dia do filme A Grande Batalha dos Deuses (na época apenas A Batalha dos Deuses). O sucesso foi gigantesco para os padrões do momento, sendo que a FlashStar vendeu mais de 300 mil fitas de cada filme, além de ter tido ótimos números em locações pelo Brasil todo.

Após o lançamento, a revista Herói publicou outra matéria sobre o filme, desta vez na edição 39.


O filme foi exibido na tv apenas no dia 10 de Dezembro de 1995 (um domingo, as 17h30), pela Manchete.

Depois, já em 2007, no dia 19 de Setembro, a PlayArte relançou em DVD, desta vez com nova dublagem pela DuBrasil. O DVD foi relançado em uma box no dia 7 de Junho de 2016.

O lançamento em Blu-Ray ainda é aguardado aqui no Brasil e pode acontecer em breve!


Um comercial de TV foi exibido em exaustão na época. O vídeo podia ser encontrado no próprio VHS do filme também. Foi o primeiro contato da maioria dos fãs com a abertura Pegasus Fantasy. Assista:


A Conrad Editora lançou o filme-book, de forma muito fiel ao material japonês, no dia 16 de Janeiro de 2005.


No dia 12 de Abril de 2017, a Toei Animation disponibilizou o filme para ser comprado pelo iTunes (serviço de streaming da Apple).


voltar para o topo da página

última atualização realizada em: 29/11/2018