Lost Canvas -> Gaidens -> El Cid de Capricórnio

Mangás

Clique Aqui para voltar para a tela de seleção dos Gaidens

Lost Canvas Gaiden

Introdução

Após o sucesso do mangá Lost Canvas, a mangaká Shiori Teshirogi iniciou, em maio de 2012, o projeto com histórias solo dos Cavaleiros de Ouro do passado. Ao todo foram 16 volumes, sendo que os capítulos começaram a ser publicados na Weekly Shonen Champion (de forma semanal) e terminaram sendo publicados na Bessatsu Shonen Champion (de forma mensal), ambos da Akita Shoten.

No Brasil, a Editora JBC foi mais uma vez a responsável pelo lançamento, inicialmente em agosto de 2012 e com conclusão em novembro de 2016.


História solo do El Cid de Capricórnio

Lançamento em tankobon no Japão: 6 de julho de 2012; no Brasil: 29 de dezembro de 2012

El Cid encontra Lacaille, filho de um grande forjador de espadas!
El Cid encontra Lacaille, filho de um grande forjador de espadas!

Capítulo 1: "O forjador de espadas!"

"Katanakaji"

Um jovem canta enquanto trabalha forjando uma espada e brada o seu pai como sendo origem de seu talento como forjador de espadas. Ele então termina uma dessas armas, porém ela é deformada e feia, algo que não incomoda ao rapaz que se revela como Lacaille. De repente, surge seu pai que lhe mostra o quão frágil é a espada que ele forjara e explica que sua espada pode parecer rustica e feia, mas deve ser forte como seu criador. Com isso o homem bate a arma no chão com violência e a quebra ao meio facilmente. O menino se entristece, mas, ao ouvir os lamentos de seu pai sobre seu oficio, resolve obedecer ao seu tutor e levar espadas oxidadas para uma lavagem. No caminho, ele vê uma nova cidade que algum tempo surgiu do nada e trouxe consigo vários guerreiros que começaram a pedir muitas espadas para seu pai, com intuito de lutar em torneios dessa cidade misteriosa chamada a brilhante Catalania. Após isso, o jovem vai até uma fonte para cumprir seu dever, mas sente um frio na espinha como se fosse ter a cabeça ceifada por uma espada. Ao olhar para trás, está um homem esguio e bem vestido com uma bagagem quadrada nas costas. Esse homem admira as espadas trazidas por Lacaille e com um movimento das suas mãos limpas a ferrugem de uma das espadas e desaparece, para o espanto do rapaz. O homem misterioso ainda comenta que espada adquire a qualidade de seu criador, porém, ao falar isso, um enorme guerreiro se aproxima por de trás deles. Lacaille tenta fugir, mas o homem esguio desafia o gigante. Quando é atacado, ele fere a perna do enorme vilão com a espada trazida por Lacaille e restaurada por ele anunciando que quem cortou aquele vilão é El Cid de Capricórnio.


El Cid se prepara para o torneio e veste manualmente sua armadura dourada!
El Cid se prepara para o torneio e veste manualmente sua armadura dourada!

Capítulo 2: "Amagire!"

"Amagire"

El Cid está calmo e sem exaltação diante da sua vitória contra o guerreiro que atacara. Lacaille fica abismado com a técnica do estranho e, ao devolver a espada ao garoto, surge o pai do jovem que o repreende. El Cid se intromete e elogia o homem pela bela espada, mas é logo desacatado pelo forjador para surpresa de Lacaille. O fato do pai do jovem ver aquele estranho se prostrar diante dele lhe pedindo perdão pelos seus modos não muda a opinião do dele que diz que El Cid só está ali para conseguir fama, mas o cavaleiro diz que está lá para cumprir uma missão e não tem intenções referentes a fama. Isso faz o pai do jovem sentir algo diferente no estranho e lhe conta algo sobre as espadas orientais conhecidas com Amagire e Nagagire, está uma espada mais fina, mas que quando quebra não pode ser consertada. Amagire, que apesar de mais rústica, pode ser recuperada mais vezes e só um homem com um espírito de uma Amagire segue sua vida realmente adiante. Com isso o pai de Lacaille se despede dando a espada que seu filho trouxe para El Cid. Na cidade, o cavaleiro é acompanhado por Lacaille que diz que seu pai o mandou segui-lo e ajudá-lo para aprender como é ser um verdadeiro guerreiro e, se ele não se importar, servirá de guia. Porém algo surpreende o garoto: a total falta de ligação de El Cid com aquele mundo de lutas e agitação de Catalania. Quando El Cid entrega a espada que ganhou para Lacaille e começa a vestir manualmente sua armadura dourada, ele é indagado por Lacaille que explica que na sua ordem de guerreiros só lhes é permitido lutar com as mãos nuas, mas ele garante que poderá se defender bem.


A bela regente de Catalania se revela diante de El Cid e ela tem a voz e a aparência de Mine!
A bela regente de Catalania se revela diante de El Cid e ela tem a voz e a aparência de Mine!

Capítulo 3: "A bela da Catania!"

"Katarania no Biki"

Os guerreiros estão posicionados no centro da arena e El Cid está impassível, mesmo quando apresentam o prêmio do vencedor do torneio, que além de fama ganhará o direito de se casar com a regente de Catalania. De repente, a bela dama surge, porém ainda de máscara. Em seguida a batalha começa de maneira feroz e todos deduzem que El Cid está indefeso já que não possui espada, o atacam. Entretanto, todos tem suas armas partidas. Após isso, o cavaleiro é atacado por uma bola de ferro de um homem chamado Jericó que realmente é mais forte que a maioria, mas sucumbe ao poder de El Cid. Nesse momento algo surpreendente acontece quando a bela regente se aproxima do cavaleiro, que permanece impassível. Ao se aproximar ela se dirige a El Cid que se desconcentra visivelmente ao citar que sua mão é uma incrível Nagagire, mas, ao ouvir isso, o cavaleiro murmura o nome de Mine. Lacaille percebe que a rigidez de El Cid se quebrou.


Surge o último finalista do torneio: Felser, o terror negro, que demonstra conhecer El Cid!
Surge o último finalista do torneio: Felser, o terror negro, que demonstra conhecer El Cid!

Capítulo 4: "Zanouki!"

"Zanoki"

El Cid está atônito e chama por Mine, que confirma que ele se chama El Cid, demonstrando não o conhecer. Porém como prêmio pela demonstração de habilidade de El Cid, a regente decide revelar sua arma: uma espada japonesa que ela chama de Zanouki (o demônio das flores de cerejeira) e com ela a jovem corta uma torre de seu coliseu com um movimento de sua espada. Ela conta que sua arma responde a sua alma e se mostra orgulhosa com a espada sagrada que criou com sua técnica de polimento. Após isso, ela se retira desejando que El Cid se divirta nas finais. Com isso o cavaleiro sai transtornado e Lacaille o segue e, ao alcançá-lo, descobre o motivo do espanto de El Cid. O Cavaleiro explica que ele conhece aquela mulher sim, mas ela deveria estar morta e revela que quando era um aspirante a cavaleiro ele tinha uma companheira que almejava ser uma Togi-shi (polidora) de uma espada santa e, como ele estava fadado a ser uma espada sagrada, ambos caminhavam juntos. Entretanto, ela caiu de uma doença no pulmões e morreu sem cumprir seus desejos, deixando El Cid sozinho. Após isso, o cavaleiro se concentra e parte para as finais contra quatro guerreiros, sendo que um chama atenção: Felser, a torre negra, que mostra conhecer El Cid.


El Cid se depara com o poder de uma marionete chamada Palmer!
El Cid se depara com o poder de uma marionete chamada Palmer!

Capítulo 5: "A maré negra!"

"Kuroki Choryu"

El Cid se lembra de Felser pelo nome e o enorme homem de armadura negra revela não vê-lo a cinco anos. O cavaleiro estranha porque quando o conheceu ele não almejava as lutas. Agora Felser se intitula como senhor de Catalania e tingira aquela arena com o sangue de seus adversários. Com esse discurso, o público vibra, em um ambiente de possessão, e essa energia é absorvida pelo traje de Felser que diz estar feliz com o desafio que a presença de El Cid impõe. O herói então se prepara para a luta, porém é atacado por um ser que ele não sente se aproximar. Logo El Cid vê que se trata de uma marionete controlada por um homem no canto da arena, que agora se dirige ao cavaleiro sabendo da sua origem e dizendo estar almejando essa batalha há anos por ser um cientista que estuda as raízes dos cavaleiros. Mesmo assim os golpes da marionete, que é chamada de Palmer, é cortada ao meio, mas isso se mostra um plano do cientista que, com fitas que saem de Palmer selam o cosmo de El Cid interrompendo seus sentidos através do seu sistema nervoso. O cavaleiro consegue se movimentar e segurar o cientista. O vilão diz que tem mais armas, mostrando instrumentos mecânicos para atacar. El Cid fatia as armas e o homem, vencendo a luta.


O homem de gentileza sem igual é Felser que El Cid se recorda ao ver o guerreiro monstruoso!
O homem de gentileza sem igual é Felser que El Cid se recorda ao ver o guerreiro monstruoso!

Capítulo 6: "O homem gentil!"

"Yasashiki Otoko"

El Cid vence a luta e se retira. Já nos bastidores, se depara com Felser montado em um cavalo de guerra, agradecendo a oportunidade de lutar com ele. Antes de ir à arena, ao sair de lá, Felser dá espaço para Laccaile, que se horroriza com Felser, porém percebe que ele é mais um conhecido de El Cid como a regente de Catalania. A maior supressa ocorre quando o Cavaleiro de Ouro diz conhecer sim o enorme guerreiro, mas ele diz que ele era um homem gentil que almejava uma armadura como ele, até que certa vez, em um enorme incêndio, se sacrificou, se machucando muito para proteger a ele e a Mine inutilizando suas mãos, desaparecendo dias depois. De volta à arena, Felser mata seu adversário, mas, antes de El Cid se apresentar a batalha, ele conta que por ordens de Sísifo de Sagitário ele está lá para investigar o aparecimento dessa cidade que surgiu no lugar onde os deuses dos sonhos destruíram outra cidade há muito tempo. Agora tudo irá se esclarecer: Felser e El Cid frente a frente na arena de Catalania, sob os olhos de Mine.


Felser traz a tona o verdadeiro arquiteto por trás de tudo isso: Phobetor!
Felser traz a tona o verdadeiro arquiteto por trás de tudo isso: Phobetor!

Capítulo 7: "A lâmina branca!"

"Nuki Mi"

El Cid está diante de Felser e a batalha se inicia com um ataque do gigante negro que avança contra o Cavaleiro de Ouro com seu cavalo de guerra, porém El Cid, prometendo se necessário matar Felser, o contem, mas mesmo assim ele sente o enorme poder que cresce a medida da empolgação do público que alimenta o poder de Felser o fazendo aumentar em potência e tamanho. Com esta confirmação vindo de Felser, El Cid vê claramente a fonte do poder do seu adversário: Phobetor, o deus do sonhos que pode transformá-los em realidade. Após isso, Felser ataca definitivamente o Cavaleiro de Capricórnio que sente o impacto, mas consegue contra atacar cortando a armadura de Felser e revelando seu rosto. O enorme homem mostra sua poderosa espada, que também é uma Zanouki criada por Mine, e com um golpe faz El Cid sangrar gravemente, sem destruir sua armadura dourada, mostrando o poder da espada criada por Mine que pode cortar dimensões. Com isso ele se alimenta da energia daqueles que estavam ali, porém El Cid diz que sua missão será cumprida mesmo que ele tenha que mostrar seu verdadeiro poder e com isso ele se livra da Armadura de Ouro e desafia Felser sem a proteção do traje dourado.


El Cid se transforma na espada sagrada e atinge aquele que se impôs junto a Mine!
El Cid se transforma na espada sagrada e atinge aquele que se impôs junto a Mine!

Capítulo 8: "O deus do sonho!"

"Mushin"

El Cid está diante de Felser pronto para luta, mas o vilão desdenha das condições do Cavaleiro de Ouro e corta El Cid somente com o pensamento, fazendo o herói sangrar e cair derrotado, mas, ao tentar se retirar, El Cid se levante e ainda desafia Felser. Agora que o sangue começa a secar, ele sente seu corpo se transformar em uma espada rústica e falha, mas poderosa, porém diferente da Zanouki que mesmo poderosa não passa de uma espada maligna. Nesse instante, El Cid vê Mine junto de Felser. O Cavaleiro de Ouro mostra o que é uma espada sagrada ao acabar com Felser com um só golpe. Agora caído, o antigo amigo explica que quis sumir por não ter mais objetivos apesar de seu sonho de ver El Cid e Mine conquistarem seus desejos, mas isso não lhe bastava então ele se foi. Tempos depois ele ficou sabendo da morte de Mine, o que lhe deixou muito triste fazendo apelar ao deus do sonho para trazer Mine de volta para que ele realiza-se seus sonhos. Após isso, Felser se descontrola e liberta Phobetor que clama que absorverá a energia dos sonhos de todos ali presentes.


El Cid e Lacaille chegam ao Santuário onde o garoto começará seu treinamento para cavaleiro!
El Cid e Lacaille chegam ao Santuário onde o garoto começará seu treinamento para cavaleiro!

Capítulo 9: "A espada enferrujada!"

"Sabita Katana"

El Cid esta muito ferido e fora de condições para lutar. Phobetor está diante dele como uma entidade poderosa no céu, tendo como seu centro Mine. O deus dos sonhos começa a absorver as energias de todos ali dizendo que levara aquela cidade com ele ao mundo dos sonhos. El Cid se põe contra o deus que revela que, com toda aquela energia, está com seu poder liberado e não pode ser mais vencido. Com isso o deus ataca o Cavaleiro de Ouro com trevas que lhe tiram os restos de sua força e ao cair nada mais o alcança nem Lacaille nem Felser ou o público. Ao desvanecer, ele se lembra de Mine e de repente a voz da sua antiga amiga surge em meio às trevas, lhe pede desculpas e roga para que o sonho de El Cid se cumpra e ele se torne uma espada sagrada. Com isso o cavaleiro se recupera e com um único golpe divide ao meio a entidade maléfica. El Cid a vê desaparecer e dar lugar a Mine que se despede dele e revela uma espada enferrujada que Felser conta ser da garota que ambos tinham grande apreço. Após isso, Felser se vai prometendo expiar seus crimes e Catalania desaparece em meio ao público que foge. Tempos depois, Lacaille e El Cid andam e conversam sobre a decisão do garoto de se tornar um Cavaleiro de Atena mostrando a decisão como já tomada, mas El Cid o adverte que desistência é punida com a morte, bem no momento em que chegam as ruinas do Santuário e eles avistam Sísifo.



voltar para o topo da página

última atualização realizada em: 12/12/2019