15 anos do CavZodiaco: site faz aniversário hoje + relembre um pouco da história e mande sua mensagem + live comemorativa amanhã as 15h!

📅sexta-feira, 13 de janeiro de 2017, as 09h46min
Doação
Você que é fã do nosso site, ajude-nos a continuar trazendo cada vez mais conteúdos novos. CLIQUE AQUI e faça a sua doação!
Escutar a notícia
TTS (Text to Speech): agora fãs com algum tipo de deficiência poderão acompanhar as notícias dos Cavaleiros do Zodíaco de uma forma mais acessível. Basta clicar no botão "play" para escutar! Aos poucos iremos aprimorando a pronúncia de alguns termos, padronizando com o que é utilizado no Brasil.

Hoje, dia 13 de janeiro de 2017, o site CavZodiaco.com.br completa 15 anos no ar. É uma data muito significativa para nós e não foi fácil chegar nesta marca. Quando olhamos para trás vemos que tivemos e ainda temos uma importância muito grande perante a comunidade brasileira de fãs dos Cavaleiros do Zodíaco. É um misto de sensações que vão de dever cumprido até uma grande motivação para continuar com o site nos dias de hoje. Os Cavaleiros do Zodíaco ainda vivem no coração dos fãs e não é diferente conosco! Continuamos motivados, chega a ser inacreditável depois desse tempo todo, e isso é o mais importante. Muita coisa aconteceu nestes 15 anos e as vezes fica difícil lembrar de todos os momentos que participamos ajudando de alguma forma a série continuar viva por aqui. Resgatamos o texto que publicamos em 2012, quando o site completou 10 anos, e o atualizamos com os acontecimentos de lá para cará. Vamos relembrar novamente um pouco desta história? Mande a sua mensagem ou comentário (comentário do site ou facebook) dizendo algo que você acompanhou pelo nosso site e que ficou marcado na sua memória. Para comemorar esta data, amanhã as 15h teremos uma live (com vídeo) com toda a equipe reunida em São Paulo. Falaremos sobre os 15 anos e sobre as últimas novidades do mundo dos Cavaleiros do Zodíaco. O link será divulgado amanhã mesmo aqui no site e nas Redes Sociais.

Por Eduardo Vilarinho, o criador e webmaster do site

Relembrando o começo - o primeiro grande momento

Começar um site do zero é algo sempre muito complicado. Lembro que antes de 2002 tinha construído um site de Cavaleiros do Zodíaco, por volta de 1999 e 2000, mas que nunca chegou a ir para o ar. Não lembro o motivo de não ter colocado-o no ar. Isso foi na época dos primeiros boatos da Saga de Hades. Confesso que nem lembro o nome do site também. De qualquer forma, este foi o embrião do projeto CavZodiaco, que voltou a tona em 2001. Gosto sempre de frisar que a eminência de uma produção dos episódios da Saga de Hades sempre foi o combustível que alimentava a motivação desde o início. Além disso, neste ano comecei a colocar realmente em prática a minha profissão, afinal sou programador (comecei a programar em 1997, já se vão 20 anos de carreira), e o que eu queria era aliar as duas coisas que eu gostava muito: programar e a série Cavaleiros do Zodíaco. A minha ideia era criar um site especial, sem utilizar layouts, templates e códigos prontos. Algo que fosse feito de acordo com o que eu acreditava que um bom site deveria ter. Aproveitei os raros 20, 25 dias de férias que tive na época em que trabalhava como Analista Programador em um grande banco de São Paulo e o site ficou pronto neste rápido período. Ele entrou no ar exatamente no dia 13 de janeiro de 2002 e era acessado pela URL www.cavaleiroszodiaco.cjb.net. Comecei a divulgar para alguns poucos amigos que gostavam da série. Volto a falar que o começo foi difícil, já que sem uma grande divulgação é muito complicado emplacar. Foquei então nas atualizações e conteúdo, a minha ideia era toda semana ter algo novo sendo postado no site. Existiam muitos sites voltados para a série na época, até melhores que o meu, e a concorrência, de certa forma, era muito grande. Acredito que, por ter este toque pessoal e diferenciado (layout, programação etc) o site começou a ser divulgado de boca a boca pelos fãs. O número de acessos foi crescendo até termos um primeiro grande momento: o mangá da série clássica estava sendo lançado pela Conrad Editora na época. Mandei um E-Mail para a editora, endereçada ao editor Cassius Medauar (hoje na Editora JBC) falando sobre o meu site (acreditava que não daria em nada). De forma totalmente inesperada e curiosa, exatamente no dia 13 de março de 2002 (exatos 2 meses após o lançamento do site), a minha carta estava sendo publicada no volume 17 do mangá brasileiro. Como a tiragem do mangá era alta, a divulgação gratuita no mangá trouxe muitos fãs ao site. Gosto de pensar, e acredito que seja a verdade, que a qualidade do site fez os fãs adicionarem o www.cavaleiroszodiaco.cjb.net nos favoritos dos seus navegadores, fazendo-os voltar a visitá-lo com frequência, caso contrário não estaríamos firme e fortes até hoje.

Cavaleiros Anime Show e o retorno da série ao Brasil

No meio para o final de 2002, o site já brigava com os concorrentes de forma bem intensa. Como citei, existiam muitos sites de Cavaleiros do Zodíaco na época. Neste período conheci e criei uma amizade muito grande com aquele que viria a ser o outro webmaster do site, o Walter Tormin Neto (amizade esta que dura até hoje). Ele estava finalizando o projeto de dublagem do OFA, um projeto de animação caseira que infelizmente nunca conseguiu ir para o ar (embora ainda temos todos os áudios gravados até hoje). O grande mérito do projeto foi ter conseguido todos os dubladores oficiais da série no Brasil (Hermes Baroli, Élcio Sodré, Francisco Bretas etc), em uma época que os dubladores não eram muito conhecidos pelos fãs e o acesso a eles eram bem difícil, afinal ainda não tinha explodido o "boom" dos eventos de Anime. Lembro que ele me convidou para ver a dublagens da Letícia Quinto (Saori). Letícia acabou sendo a primeira dubladora que conheci (posteriormente, nas dublagens e redublagens, acabei conhecendo algo em torno de 90% dos dubladores da série). Após isso, conseguimos contato com a empresa que detinha os direitos da série no Brasil, a Da Licensa, e fomos até o escritório dela, em São Paulo, apresentar alguns projetos que tínhamos em mente. Acabamos conhecendo o Sr. Luiz Angelotti, até hoje detentor da série do Brasil (hoje pela empresa Angelotti Licensing, sua própria empresa).

Neste período duas coisas muito importantes aconteceram: o anúncio do lançamento da Saga de Hades e o anúncio do retorno da série clássica ao Brasil. Surgiu então a ideia de criar um evento para comemorar tudo isso. Eis que surgiu o evento Cavaleiros Anime Show (CAS). Foi uma experiência fantástica, pois ajudei a criar o evento do zero. Não foi algo simples, mas conseguimos arrecadar uma verba inicial para poder tocar o projeto. Não foi fácil mesmo, conseguimos alguns patrocinadores que possibilitaram o aluguel do local do evento (foi no Palácio dos Trabalhadores, no bairro da Liberdade, em São Paulo) e arriscamos tudo, já que todo o restante do evento teria que ser pago com a bilheteria (lucro não era o foco, a ideia era criar um evento bacana para o fã mesmo). Teríamos que ter um público superior a 2 mil pessoas, caso contrário teríamos um prejuízo tremendo. Inicialmente seria realizado em maio de 2003 (dias 10 e 11), mas atrasou um pouco e uma nova data foi definida: 16 e 17 de agosto de 2003. Na correria da produção do evento, tínhamos que nos desdobrar já que no mesmo período a série estava sendo redublada nos estúdios da Álamo (estávamos indo no estúdio acompanhar as dublagens também). Lembro que quase perdi o emprego por conta de tudo isso (na época trabalhava na Editora abril).

Finalmente os dias 16 e 17 de agosto chegaram e o evento foi realizado. O site então foi colocado a prova pela primeira vez, já que toda a divulgação do evento tinha sido basicamente feita apenas nele e na época não tínhamos a estrutura e a quantidade de acessos que temos hoje (para dizer que não divulgamos em outros locais, tivemos um pequeno estande nos eventos Animecon e Anime Friends de 2003, mas era algo bem pequeno mesmo). O momento era bom e tudo conspirou a favor: o evento foi um sucesso. Mais de 4 mil fãs compareceram ao evento (lembro a emoção de ter saído na rua e ver uma enorme fila formada pelos fãs, momentos antes dos portões abrirem) e acompanharam de perto o relançamento da série no Brasil (com a exibição dos primeiros episódios redublados, com as palestras com os dubladores e com o Cartoon Network etc). Enfim, tenho certeza que os fãs que foram ao evento e estão lendo esta matéria hoje devem ter presenciado um dos melhores momentos como fã da série. CLIQUE AQUI para ver uma matéria completa, com fotos e vídeos do evento.

Após tudo isso, veio o que todos esperavam de verdade: no dia 1º de setembro de 2003 (exatos 9 anos após a estreia na Rede Manchete) Os Cavaleiros do Zodíaco estavam de volta a tv brasileira, no Cartoon Network, e todo um processo novo de licenciamento, com uma enorme quantidade de produtos oficiais com a marca da série. Neste período fizemos uma grande campanha no site, recolhendo assinaturas dos fãs, por um segundo horário para a série. Com a ajuda dos fãs, convencemos o Cartoon Network e o mesmo disponibilizou um segundo horário para a série. Foi a primeira grande vitória do site com a ajuda dos fãs!

Saga de Hades em anime

Talvez um dos acontecimentos mais importantes de 2002 para cá tenha sido a produção da Saga de Hades em anime. Lembro que poucos fãs sabiam da existência desta saga em mangá e os que sabiam sonhavam literalmente em um dia ver isso acontecer em anime (eu era um deles, lembro até hoje quando em 1998/1999 tive o primeiro contato com os mangás de Hades na Livraria Fonomag), apesar que muitos achavam que era impossível de acontecer (afinal a série tinha parado de ser produzida em 1989/1990 e um anime voltar a ser produzido depois de mais de 10 anos é algo totalmente improvável). Gosto de dizer que o site trouxe sorte para esse acontecimento. Obviamente não trouxe (risos) e não tem ligação direta alguma com a produção da Saga de Hades em anime, mas a motivação que uma possível produção da Saga de Hades em anime sempre caminhou junto comigo no período inicial do site, por isso gosto de ter esta visão. Neste período, sem um processo de licenciamento de Hades no Brasil, e por ser um período sem grande atuação da Toei Animation no Brasil, fizemos um acordo para disponibilizar os episódios (em baixa qualidade) para download no site. Isso com certeza ajudou a divulgar ainda mais o site. Após o sucesso da Fase Santuário de Hades, aguentamos junto com os fãs o longo período sem novidades, até a grande felicidade do anúncio da Fase Inferno de Hades. Apesar de todas as contestações sobre a qualidade do anime, foi um momento marcante. Na Fase Elíseos de Hades, em 2008, fizemos algo histórico: compramos o pay-per-view japonês dos últimos episódios, um amigo nosso que estava no Japão transmitiu ao vivo para a gente via Internet (era de madrugada lá) e narramos o epísódio em tempo real no site. Foi um sucesso tremendo!

Assessoria para empresas
Outro trabalho muito importante que realizamos é o de bastidores, que poucos fãs conhecem a fundo como é feito. Desde 2004 o site CavZodiaco.com.br é procurado pelas empresas para prestar assessoria na produção e/ou divulgação de produtos licenciados no Brasil. É um trabalho intenso e muito complicado, mas que fazemos com muito orgulho e prazer. Infelizmente mais da metdade das coisas que acontecem nós não podemos sequer citar algo no site, temos que manter sigilo absoluto para não atrapalhar as negociações. Quando a coisa está certa ou perto disso, aí sim temos a autorização para divulgar. Neste meio tempo ajudamos mais de 30 empresas, sendo alguns trabalhos remunerados, outros não, mas isso, na nossa visão, é o que menos importa. Como o trabalho do site é um "hobbie", fazemos questão de ajudar sempre, independente das condições. Dentre estes trabalhos, o que eu gosto sempre de destacar é o da PlayArte. O início dos trabalhos foi conturbado, já que a primeira BOX de DVD saiu com muito problemas, mas a insistência que tivemos junto a empresa e o fato deles terem acreditado fielmente na série, permitiram que a gente fizesse um trabalho completo. Praticamente tudo o que foi lançado da série em anime no Japão foi lançado no Brasil e hoje temos orgulho de dizer que tivemos uma influência muito grande nisso tudo. Neste ano de 2017 teremos os tão sonhados Blu-Rays da série clássica, bem como a segunda temporada de Ômega (DVD e Blu-Ray) e a nova série Alma de Ouro (DVD e Blu-Ray). Os trabalhos já começaram e em breve divulgaremos a pré-venda.

Versões do Site

Nestes 15 anos o site só teve quatro versões (com quatro layouts diferentes). Em fevereiro do ano passado lançamos a versão atual e que vem recebendo conteúdos novos de forma constante. Conseguimos encontrar um caminho para a conclusão total de conteúdo em breve. Para saber mais sobre estas versões, CLIQUE AQUI.

Lista de acontecimentos:

Abaixo listo outros acontecimentos importantes que acompanhamos de perto nestes 15 anos. Não estão em ordem de lançamento, nem alfabética e nem de importância, mas todos eles merecem ser citados:

- Mangá do Episódio G

- Mangá e Anime do Lost Canvas

- Mangá do Next Dimension

- O retorno, o sucesso e o fracasso do retorno da série para a TV Aberta, na BAND

- Jogos para PC, Mobile, PSP, PS2, PS3 e PS4, (que começou com o primeiro jogo tendo assessoria do site na tradução e culminou com o último jogo tendo inclusive dublagem em português)

- Bonecos Cloth Myth (fundamentais para a continuação da série)

- Eventos de Anime, com a presença de dubladores e cantores internacionais

- DVDs e Blu-Rays

- Máquinas de Pachinko e Pachinslot

- Filme Prólogo do Céu (quem não se lembra da agonia que foi esperar o DVD ser lançado no Japão, já que praticamente nada vazou na Internet do período de 6 meses mais ou menos que ele foi lançado nos cinemas até sair em DVD e depois o lançamento no Brasil, com pré-estreia e grande divulgação, apesar do filme não ter emplacado nos cinemas brasileiros)

- Filme em Computação Gráfica, com mais de 500 mil fãs assistindo nos cinemas (e quem não se lembra do épico evento de pré-estreia que ajudamos a organizar?)

- Novo musical baseado no filme da Éris

- Novos CDs musicais

- Novos Cards

- Capítulos de mangás especiais e mangá Era de Ouro

- Série Ômega, com o lançamento simultâneo no Brasil em evento que ajudamos a organizar

- Anime Soul of Gold, com exibição em tempo real em português para o Brasil

- Mangás novos como Saintia Shô (que agora vai virar anime) e Episódio G Assassino

- O retorno da série a TV Aberta, pela Rede Brasil, agora em HD

- Lançamento de muitos novos produtos no Brasil, como livros ilustrados, camisetas etc.

- Pesquisa sobre o futuro da série enviada ao Kurumada e a membros da Toei Animation (com confirmação de recebimento de todos)

- A vinda de pessoas importantes para a Comic Con Experience, na qual tivemos o privilégio de ajudar na mediação dos painéis

Enfim, foram centenas de produtos, notícias e momentos marcantes, que seria impossível listar todos aqui agora (peço desculpas por isso). Foram mais de 9600 notícias (chegaremos na marca de 10 mil neste ano ainda).

Momentos tristes

Infelizmente neste período enfrentamos muitos momentos tristes também, com a perda de vários dubladores no Brasil e no Japão. Tivemos a perda de Shingo Araki, o principal desenhista do anime e isso fez o rumo da franquia se perder um pouco.

Considero momentos tristes também aqueles onde algumas vezes muitas inverdades e boatos negativos sobre o site e seus webmasters se espalharam pela Internet. Infelizmente vários vezes tivemos que publicar notas no site comentando sobre estes casos, o que sempre foi muito desagradável. Nem sempre conseguimos agradar todos os fãs, acredito que por não concordarem com a forma que trabalhamos ou simplesmente por não irem com a nossa cara (não gosto de usar o termo inveja, chega a ser muito pesado, mas acontece também), mas tudo isso faz parte do processo. De qualquer forma, temos a total certeza e a cabeça tranquila que sempre estivemos no caminho certo.

Agradecimentos especiais

Existem muitas pessoas que eu gostaria de agradecer neste momento, mas em primeiro lugar gostaria de agradecer aos mais de 123 mil fãs cadastrados em nosso site e a todos aqueles que o visitam diariamente, mas que não estão cadastrados. Obrigado a todos que nos prestigiam pelas Redes Sociais também. Um muito obrigado mesmo por estarem conosco nestes 15 anos.

Agradeço também a todas as pessoas que serviram de influência direta ou indiretamente para a construção do site, pessoas que me apoiaram ou ainda apoiam e parceiros (impossível citar todos). Um obrigado especial a equipe do site formada por Walter Tormin Neto, Eduardo Ferreira (Dudu), João Fernando Guimarães, José Carlos Alves, Danilo Santos (Danilo Fênix), Arthur Silva e aos colaboradores diretos Juliano No, José Guilherme Leme e Rafael Schuabb. Um abraço especial ao pessoal que mantem a comunidade aberta do Viber ativa. Um obrigado também a todos os fãs que mandaram e-mails com notícias, sugestões e/ou críticas nestes anos todos e que de alguma forma fizeram a diferença. Vocês são muito importantes!

📷
Total: 1 imagem
📷

Estatísticas de Acesso

Total de Acessos na Notícia:

Quem além de você está acessando esta notícia agora?

Fã-Clube: Anônimo: App:

Comentários dos Fãs



o que foi publicado no dia 13 de janeiro dos anos anteriores?