Introdução aos CDZ -> Matérias comemorativas -> 15 anos da estreia da Saga de Hades no Japão

Informações

Clique Aqui para voltar para a tela de seleção das matérias comemorativas

Introdução

Pôster Oficial da Fase Santuário da Saga de Hades em anime!

No dia 9 de novembro de 2002 os fãs dos Cavaleiros do Zodíaco experimentavam uma emoção única, era como se o sonho se tornasse realidade. Desde o dia em que a série saiu do ar no Brasil, em 1997, até 2002, foram anos de muita agonia, esperança, desilusões, incertezas, enfim, muita coisa passou pela cabeça de todos nesta época, até que finalmente a Toei Animation nos presenteou com a Saga de Hades em anime. É verdade que alguns fãs nem conheciam a Saga de Hades em mangá, mas, com o advento da Internet, muitos já tinham inclusive lido a história por completo, aumentando ainda mais a expectativa.

Anúncio da Saga de Hades em anime na edição 1 da revista V-Jump de dezembro de 1990!

E pensar que a Saga de Hades quase foi produzida na década de 90. Na edição 1 da revista V-Jump, de dezembro 1990, tivemos a publicação do último capítulo do mangá e o anúncio de que o anime estava sendo feito e muito provavelmente estrearia em 1991. Até hoje não se sabe ao certo os motivos que fizeram a Toei Animation cancelar o projeto (os boatos de que Kurumada teria brigado com o estúdio já foram desmentidos e a teoria mais provável é que a série já tinha perdido aquele fôlego arrebatador do começo do mangá e do anime, fazendo a Toei Animation desistir do projeto), mas o que sobrou foi apenas o CD Drama (cuja capa estampou a revista brasileira Herói nº 18, confundindo muita gente na ocasião), com novas músicas e falas do anime pelos dubladores originais. Curioso observar que Shingo Araki, principal desenhista da série, chegou a comentar, em um evento na França, que foram produzidos vídeos promocionais e até um episódio piloto na época, e este material estaria até hoje de posse da Toei Animation (embora, durante a CCXP 2016, realizada no Brasil, o presidente da Toei Animation, o sr. Kozo Morishita, informou que não tinha conhecimento destes vídeos e episódio).

Fotos do CD Drama lançado no dia 21 de dezembro de 1990

Tudo ficou para trás, até que um dia, em abril de 2001, o fã francês Jérôme Alquié produziu dois trailers animados e os exibiu no Cartoonist Festival. Em uma época em que os fãs não tinham nada, a não ser a esperança, os vídeos cairam como uma bomba na comunidade Saint Seiya que ainda se formava na Internet. Devido a boa qualidade dos vídeos, muita gente confundiu aquilo como algo oficial, inclusive algumas revistas brasileiras chegaram a publicar erroneamente a informação de que a Saga de Hades estava sendo produzida. Shingo Araki estava neste evento (foi aí que ele comentou sobre os vídeos e o episódio piloto) e ficou encantado pelo fato de ainda existirem fãs da série tão fervorosos.

Vídeo do Jérôme Alquié #1:
Vídeo do Jérôme Alquié #2:

Histórico anúncio da produção do anime publicado na Weekly Shonen Jump nº 40 de agosto de 2002!

Talvez nunca saberemos ao certo se todo o trabalho de Alquié serviu ou não para incentivar a Toei Animation produzir a Saga de Hades em anime, mas pouco mais de um ano depois foi feito o anúncio oficial.

O fato aconteceu em agosto de 2002, nas páginas da revista japonesa Weekly Shonen Jump nº 40. A repercussão foi gigantesca e ver o pôster oficial, mesmo que ainda não colorido, foi uma emoção muito grande. Curiosamente, este anúncio trazia a URL do site oficial do anime (www.toei-anim.co.jp/ova/seiya), só que no momento da publicação da revista o site ainda não estava no ar, o que gerou desconfiança de alguns fãs sobre a veradicidade do anúncio (deve-se levar em consideração que era uma época diferente da atual).

Abaixo, você confere prints da tela que capturamos na época em que o site ainda não estava aberto e logo depois do seu lançamento!


A estreia então aconteceu no Japão num Sábado, dia 9 de novembro de 2002, com os dois primeiros episódios sendo exibidos via Pay-per-view na Sky PerfectTV! no canal 149 (Animax). Antes da exibição dos episódios, e durante o intervalo, o canal japonês exibia o especial Seiya TV, com o dublador do Seiya de Pégaso, o Toru Furuya.

Seiya TV #1:
Seiya TV #2:
Seiya TV #3:
Seiya TV #4:
Seiya TV #5:
Seiya TV #6:

O trailer oficial foi divulgado em setembro de 2002, no site oficial do anime. Neste trailer, vemos uma cena do Mu de Áries com os braços abertos queimando o seu cosmo. Curiosamente quando esta cena foi utilizada no episódio, o cosmo não aparece mais envolto ao Mu.

A nova abertura intitulada Chikyuugi, interpretada pela Yumi Matsuzawa, encanta os fãs até hoje. De qualquer forma, ao final da abertura, a Toei Animation emendou a Pegasus Fantasy, uma forma de agradar até os fãs mais exigentes.

Trailer:
Abertura:

A Fase Santuário de Hades possui apenas 13 episódios. Especula-se que o custo total da produção foi de 712 milhões de ienes (um pouco mais de 20 milhões de reais na cotação de novembro de 2017), o que dá uma média de quase 55 milhões de ienes por episódio (cerca de 1 milhão e meio de reais na cotação de novembro de 2017).

O tempo passou rápido, parece que foi ontem que estávamos assistindo a estreia. Hoje, ao rever os episódios da Fase Santuário de Hades, entendemos como foi importante aquele período e o quanto valeu a espera. O capricho com os episódios, muitos deles com efeitos em computação gráfica, a qualidade e empenho do diretor Shigeyasu Yamauchi, ficarão na nossa memória para sempre!

E para você, como foi viver este período?


Lançamento em DVD e VHS

O lançamento em DVD começou no dia 25 de janeiro de 2003, com o primeiro volume contendo apenas o primeiro episódio e um especial chamado "TV Series Soushuhen", conhecido no Brasil como Episódio Zero, com um resumo das sagas anteriores. Ao todo foram 7 DVDs, sendo o último lançado no dia 25 de julho de 2003.


No dia 29 de janeiro de 2013 a Bandai Visual lançou a Fase Santuário de Hades em formato BOX. São 4 discos, contendo os 13 episódios desta fase e também o Episódio Zero. Não há extras e nem livreto. A arte da capa foi feita pela Michi Himeno, com finalização de Kunio Tsujita e background por Akiyama Kentaro (Studio Pablo). Este é o último produto oficial japonês lançado até o momento. Esperávamos que seria anunciada a versão em Blu-ray durante esta comemoração de 15 anos, mas o fato infelizmente não aconteceu.

Para saber mais informações e fotos dos DVDs, CLIQUE AQUI ou acesse pelo menu Produtos -> DVDs.


A Fase Santuário da Saga de Hades foi lançada em VHS no Japão também, porém apenas para o mercado de locação. A empresa responsável foi a Bandai Visual. O lançamento ocorreu entre 23 de janeiro de 2004 e 26 de março de 2004.


Fases Inferno e Elíseos

Como todos sabem, a Fase Inferno não foi lançada logo depois que os treze episódios da Fase Santuário foram exibidos. Os fãs tiveram que esperar longos 2 anos. Ela foi dividida em duas partes, com 6 episódios em cada, sendo que a primeira parte foi exibida entre 17 de dezembro de 2005 até 18 de fevereiro de 2006. A exibição aconteceu mais uma vez via Pay-per-view na Sky PerfectTV!, só que desta vez no canal 183 (Perfect Choise). A seis episódios da segunda parte foram exibidos entre os dias 15 de dezembro de 2006 e 16 de fevereiro de 2017, mais uma vez via Pay-per-view na Sky PerfectTV!, com uma nova mudança de canal: agora foi no canal 160. Os DVDs da Fase Inferno completa foram lançados pela Avex Mode entre 22 de fevereiro de 2006 e 28 de março de 2007.

Já os seis episódios da Fase Elíseos tiveram exibição no Japão entre os dias 7 de março de 2008 e 1 de agosto de 2008, mais uma vez via Pay-per-view na Sky PerfectTV!, no canal 803. Os DVDs foram lançados, mais uma vez pela Avex Mode, entre 28 de março de 2008 e 22 de agosto de 2008.

Para saber mais informações e fotos dos DVDs, CLIQUE AQUI ou acesse pelo menu Produtos -> DVDs.


No Brasil

No Brasil, a Fase Santuário da Saga de Hades chegou apenas no dia 10 de junho de 2006, diretamente em DVD pela PlayArte. Inicialmente os trezes episódios foram divididos em duas box's, sendo a segunda lançada no dia 31 de julho de 2006. Um evento foi promovido pela empresa brasileira para marcar o lançamento (CLIQUE AQUI para conferir). Em novembro de 2006, a PlayArte lançou uma box única contendo toda a Fase Santuário. Já a Fase Inferno foi lançada em box única no dia 14 de novembro de 2007 e a Fase Elíseos foi lançada em DVDs individuais entre os dias 17 de setembro de 2008 e 19 de novembro de 2008. Posteriormente, no dia 10 de julho de 2009, foi lançada uma box. Já em março de 2014, a PlayArte lançou uma box única contendo a Saga de Hades completa.


Mito dos Cavaleiros Renegados

Originalmente intitulado "Saint Seiya The HADES Chapter - Sanctuary: Yomigaerishi Gold Saint tachi", o especial possui dois DVDs lançados no Japão no dia 24 de outubro de 2003 contendo um resumo da Fase Santuário de Hades contado sob o ponto de vista dos Cavaleiros de Ouro que trairam Atena. Os discos possuem diversos extras, tais como abertura sem crédito, um novo encerramento, spots de tv, trailers e clips. No Brasil os dois discos foram lançados em formato box no dia 31 de março de 2011, pela PlayArte. O Brasil é inclusive o único país, fora o Japão, a ter lançado este especial.


voltar para o topo da página

última atualização realizada em: 12/12/2019